Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental é a essência da Sustentabilidade. E, para colocar isso em prática, várias iniciativas são executadas por empresas, organizações não governamentais e gestão pública. Um exemplo disso é o projeto de fabricação de ecobags pela Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Paraíso, a partir dos uniformes não utilizáveis dos colaboradores da Energisa. 

“A ideia surgiu quando nos deparamos com os uniformes que seriam descartados e pensamos que poderiam ser reaproveitados para algo. Ao conversarmos com a equipe da Apae, surgiu a ideia de doarmos esses materiais para que eles transformassem em algo que possa ser comercializado e, assim, terem mais uma fonte de renda”, explica o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Domingos Junior. 

“Com isso, unimos o útil ao agradável. Enquanto damos uma destinação correta e sustentável aos uniformes inutilizados, apoiamos a justa causa da associação, que movimenta professores, corpo administrativo e mães de alunos da Apae na confecção das ecobags”, comenta Domingos. Este ano, a empresa já doou 3 mil peças de roupas para o projeto. 

"Esse projeto nos ajuda muito a complementar a renda e atender os alunos e a escola. Temos muita despesa com transporte, por exemplo, pois os alunos moram longe e nós vamos buscar e levar para casa”, explica a professora Margarida Maria de Oliveira Costa, que trabalha na confecção das ecobags. “As mães dos alunos também nos ajudam na produção das sacolas e dos outros produtos que fazemos para vender. É uma oportunidade de elas saírem um pouco de casa e se distraírem, além de ajudar também com a renda”, complementa. 

Além das ecobags, a Apae também produz lixeira de carro, peso de porta e objetos de decoração para vender na escola e em eventos. Todo o recurso arrecadado com as vendas é utilizado para manter a escola em atividade, assim como as doações que recebem de parceiros. 

Somente este ano, a Apae já confeccionou 900 ecobags para comercialização. Entre elas, 260 foram adquiridas pela Energisa e utilizadas no 1º Fórum de Sustentabilidade do Tocantins, onde foram distribuídas entre os participantes. “A ideia foi mostrar para o público que é sim possível fazer muito com pouco. As peças que antes vestiam os eletricistas e auxiliares comerciais em todo o Tocantins em suas atividades, e que antes seriam descartadas, agora iniciam um novo ciclo, carregam uma energia diferente: a do cuidado com o planeta e com as pessoas que nele habitam”, enfatiza o gerente de projetos da Energisa Tocantins, Leandro Fernandes. 

E quem esteve no evento e recebeu um exemplar, saiu encantado com a ideia. “Durante a realização do 1º Fórum de Sustentabilidade do Estado do Tocantins fui agraciado com uma ecobag fornecida pela Energisa. As ecobags são de extrema importância, porque deixamos de utilizar as tradicionais sacolas plásticas no dia a dia. Minha família já adotou a utilização das ecobags para ir ao mercado ou fazer outras compras. Isso sem contar que podemos reutilizá-las por anos e ajudar a não poluir o meio ambiente, tendo em vista que o plástico demora aproximadamente 450 anos para se decompor”, comenta o jornalista e coordenador do Programa Ecos do Sesc Tocantins, Renato Klein. 

Fórum de Sustentabilidade

A primeira edição do Fórum de Sustentabilidade do Tocantins aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro, em Palmas. O evento, que reuniu cerca de 500 participantes de diversas empresas, órgãos públicos e representantes da sociedade civil, foi realizado pela Energisa e Sebrae Tocantins, e contou com apoio da BRK, Fieto e Governo do Estado, por meio da Semarh.