Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Brenda Ramos

Foto: Brenda Ramos

Com a missão de promover a confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo por meio da Medida Certa, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), que é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), registrou 20.660 ações no primeiro semestre do ano.

É da competência da Metrologia Estadual atuar na defesa dos interesses do consumidor e na qualidade dos bens ofertados à sociedade, por meio do apoio ao desenvolvimento industrial e comercial, respeitando às normas vigentes. Compete à AEM a fiscalização e, quando necessário, a apreensão de produtos e instrumentos irregulares no comércio, sem o selo de identificação da conformidade.

No Tocantins, a Agência de Metrologia trabalha baseada na legislação metrológica e, principalmente, na busca pela conscientização das instituições e da sociedade, por meio de trabalhos educativos, da necessidade da certificação dos produtos.

De acordo com o presidente interino da AEM, Anderson Luiz Justino Martins, as ações da pasta têm também o objetivo de harmonizar as relações de consumo, com a equidade para quem comercializa e a tranquilidade para o usuário que precisa do produto.

“Mais do que números, os resultados representam a nossa equipe nas ruas e estabelecimentos comerciais, atuando para assegurar a concorrência leal e a competitividade legal. Tudo garantindo que o consumidor tenha seus direitos respeitados”, pontua o gestor.

Ações da Metrologia Estadual

A Agência de Metrologia trabalha em quatro frentes de atuação: Qualidade, Pré-Medidos, Instrumentos e Conformidade. Para isso executa o Plano de Trabalho Anual pactuado junto ao Inmetro. Além disso, a pasta, em conjunto aos demais órgãos delegados do Inmetro, realiza também algumas operações especiais.

No primeiro semestre do ano, na área da Qualidade, foram realizadas 5.940 ações, dentre elas a verificação dos produtos com Selo Inmetro, as coletas têxteis, as visitas às oficinas reparadoras de pneus, às oficinas de manutenção de extintores. Na área de Pré-Medidos foram realizadas 6.085 ações, dentre elas a pesagem e conferência de produtos dos gêneros alimentícios e de higiene pré-embalados. Na área de Instrumentos foram 8.635 ações. Compreendem as ações da Metrologia Estadual a Verificação de Radar, Taxímetro, Cronotacógrafo, Balanças, Bombas de Medidores de Combustível e de Esfigmomanômetro.