A presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras) protocolou nessa terça-feira, 19, proposta de alteração da lei 126 de 11 de dezembro de 2008 na Prefeitura de Esperantina. A propositura é a valorização salarial dos servidores da saúde no município.
Segundo expediente do sindicato, o prefeito Armando Alencar da Silva tem até 20 de agosto para encaminhar a proposta para aprovação na Câmara de Vereadores.
Conforme o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, a reivindicação é uma reclamação dos servidores. “Eles vêm sofrendo com a desmotivação salarial contida na legislação com valores defasados. É necessária uma atualização da lei, e é isso que o sindicato reivindica ao prefeito Armando”, explicou.
Outra demanda ratificada no ofício é o fornecimento de alimentação aos servidores plantonistas com almoço, lanche da tarde, jantar e ceia da meia noite. A presidência ainda ressalta que deve ser um cardápio balanceado em quantidade e qualidade.
Piso salarial enfermagem
O sindicato ratificando seu apoio aos profissionais da enfermagem na luta por um piso salarial nacional da categoria, já solicita ao gestor do executivo municipal, que assim que o presidente da República sancionar o projeto de lei que determina o piso salarial da enfermagem, que seja pago aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem os salários conforme a emenda constitucional.
Na reunião com o prefeito Armando também participaram os diretores sindicais de Buriti do Tocantins, Dalmo José Santos Carvalho; de Esperantina, Antônio José Oliveira Rodrigues e Gilcleide Alves Pinheiro. A diretoria do sindicato também reuniu com servidores municipais da saúde.