Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

Em busca de melhorias no atendimento, agilidade e transparência na regulação das demandas de pacientes referenciados para o Hospital Geral de Palmas (HGP), a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se nessa quarta-feira, 20, com secretários municipais e a representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/TO) para dar continuidade ao Projeto Piloto de Regulação da Porta de Entrada da Urgência e Emergência Adulta do HGP.

A ação coordenada pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) da SES-TO tem como principal objetivo a diminuição da fila e tempo de espera dos pacientes regulados para o Hospital Geral de Palmas. “Realizamos uma reunião toda quarta-feira para tratar das demandas apresentadas pelos municípios e apresentar os avanços e resoluções das pautas que são trazidas semanalmente pelos gestores” afirmou a superintendente da SPAS, Juliana Veloso.

Dentre os assuntos discutidos na reunião foi destacado que o tempo de espera para transferência dos pacientes, com a permanência destes pacientes nas UPAs e unidades municipais, enquanto aguardam liberação dos leitos. Além disso, foram abordados temas como o processo de regulação dos pacientes que vem da rede privada, a demanda da ortopedia e apresentação do projeto que vem sendo executado pelo município de Palmas nas UPAs para melhorias dos serviços.

Para vislumbrar a resolução desta demanda a chefe de gabinete da SES-TO, Alyne Nunes Mota informou aos presentes que o processo das obras do Pronto Socorro do HGP está sendo finalizado e que em agosto esses novos leitos serão entregues.

“A SES-TO tem buscado diversas alternativas para desafogar a unidade, dentre elas o referenciamento dos pacientes crônicos para a rede privada, a melhoria dos processos de regulação onde os pacientes estão sendo contra referenciados e a reclassificação de risco dos pacientes, que estão no sistema da Regulação, mas que infelizmente o aumento da demanda da ortopedia neste mês de julho, causada principalmente pelos acidentes de trânsito, está sendo um dos principais fatores da falta de vagas”, disse Alyne.

Durante a reunião também foi informado que, “a Secretaria fez um levantamento de toda demanda reprimida para cirurgias eletivas de ortopedia e cardiologia e que abrirá um processo para a realização desses procedimentos na rede privada, o que consequentemente irá desafogar o sistema de vagas do HGP”, esclareceu Kamila Chaves Moura Sá, gerente do Sistema de Urgência e Emergência.