Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O doador Bento Leandro Sousa Costa realizou sua doação de sangue na manhã desta quinta-feira.

O doador Bento Leandro Sousa Costa realizou sua doação de sangue na manhã desta quinta-feira. Foto: Divulgação SES

Foto: Divulgação SES O doador Bento Leandro Sousa Costa realizou sua doação de sangue na manhã desta quinta-feira. O doador Bento Leandro Sousa Costa realizou sua doação de sangue na manhã desta quinta-feira.

O Hemocentro de Palmas está com os estoques de sangue em situação crítica, precisando de todos os tipos sanguíneos. Durante o mês de julho, período de férias, as doações têm queda significativa, porém a demanda nas unidades hospitalares permanece. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) convoca a população para comparecer às unidades da Hemorrede do Tocantins para realizar doação.

“Estamos em uma situação muito difícil, há pacientes nos hospitais que aguardam sangue para realizar procedimentos cirúrgicos. Pedimos que as pessoas que estão saudáveis entrem em contato conosco e realizem o agendamento. Para facilitar nós temos um Whatsapp exclusivo para que o doador agende e tire dúvidas, o número é 63 99944-8763”, esclarece Roberia Fernandes, responsável pelo setor de Captação do Hemocentro Coordenador de Palmas.

O doador de sangue, Bento Leandro Sousa Costa, realizou sua doação na manhã desta quinta-feira, 21. “Eu acabei de fazer minha doação de sangue, e as cadeiras estão vazias, peço que quem puder venha doar, pois estão precisando”, conta.

Requisitos para doação

 -Apresentar documento oficial com foto

-Ter entre 16 e 69 anos de idade -  jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal e apresentação de um documento oficial com foto, para cada doação. Para a primeira doação o responsável legal deverá estar presente. Nas subsequentes o menor poderá doar apresentando o termo de autorização com a assinatura do responsável legal registrada em cartório.

-O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade

-Pesar no mínimo 50 Kg

-Estar em boas condições de saúde e higiene no momento da doação

-Não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas que antecedem a doação

Agendamento por telefone

As doações também podem ser agendadas no Hemocentro Coordenador de Palmas pelos telefones 3218-3232 e 0800-642-8822, na Unidade de Coleta de Palmas (anexo ao HGP) basta ligar no 3218-7336.

As unidades ficam abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos sábados das 7h às 12h30, exceto a unidade do Hospital Geral de Palmas (HGP). (SES)