Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

O prefeito de Pedro Afonso e presidente do Consórcio Delta Tocantins que representa municípios tocantinenses, Dr. Joaquim Pinheiro, esteve visitando nessa quinta-feira, 21, as obras executadas pelo Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa). No total são 1.700 metros de ampliação da rede de abastecimento de água para o Setor União e extensão para o Setor Aeroporto II.

Segundo o diretor-presidente do Sisapa, Genivaldo Ferreira Barros, também foi executada a construção de mais um reservatório para Estação de Tratamento de Água (ETA) de 200 mil litros. No total, está sendo investido mais de R$ 1 milhão, com recursos próprios da arrecadação municipal para a ampliação e melhoria do abastecimento de água. “Com a finalização de todas essas obras, mais de mil famílias serão beneficiadas”, projeta o responsável pela Sisapa. 

Para o prefeito Joaquim Pinheiro, em um ano e seis meses de gestão, o Sisapa melhorou o atendimento e a qualidade dos serviços, em benefício da saúde pública e em compromisso com o meio ambiente. “Apesar dos bons resultados, vamos avançar com as políticas de saneamento básico, com acesso à água tratada de qualidade, além de zelar pela saúde e bem-estar da nossa população”, ressalta o chefe do Poder Executivo Municipal.

Sistema de tratamento de água em Pedro Afonso

O manancial que abastece o município com água potável é o Rio Sono. Mais de 6 mil famílias são atendidas com água tratada pelo sistema próprio de saneamento, administrado pela Prefeitura de Pedro Afonso. Para melhor andamento dos serviços, a atual gestão investiu na extensão de redes de água, melhoria nos filtros, sistema de captação, nos reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA), além de aquisição de novas bombas de captação, filtros, canos, veículos, tablets e impressoras.

Laboratório químico

Em Pedro Afonso, a qualidade da água tratada é controlada durante todo o processo de tratamento, desde a captação, reservatórios e sistema de distribuição. As análises são realizadas pelo laboratório químico do Sisapa, que conta com  engenheira química e bióloga de análise.