Mesmo em cenário pós-pandêmico e com o desemprego em alta, sete a cada 10 egressos de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estão empregados. Os dados constam na Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021.
O Centro de Formação Profissional de Paraíso do Tocantins formou recentemente 30 alunos nos cursos técnicos em Administração e Técnico em Segurança do Trabalho e cerca de 80% da turma já está trabalhando na área, segundo a equipe de educação da escola.
O Paulo César Oliveira, por exemplo, contou na solenidade de formatura que já recebeu diversas ofertas de emprego. "Antes mesmo de finalizar o curso eu já estava recebendo e analisando propostas. Recomendo muito o curso de Técnico em Segurança do Trabalho no Senai", contou.
Já a Tayrine Dias, que estava empregada em um estabelecimento comercial, recebeu uma proposta na área e não pensou duas vezes. "Atualmente, saí do comércio e estou entrando na área que me formei por meio do Senai. Foi importante fazer este curso aqui, pois abriu as portas do mercado de trabalho e acredito que várias outras pessoas", disse a egressa do Senai.
Para Andrade dos Santos, a oportunidade bateu à sua porta graças ao Senai. “Hoje eu já trabalho na área de técnico em Segurança do Trabalho. E tenho certeza de que fui inserido no mercado graças ao Senai”, disse.
Cursos Técnicos
As matrículas para os cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Tocantins encerram na próxima sexta-feira, 29. Ainda há vagas nas unidades do Senai em Araguaína, Gurupi, Palmas e Taquaralto. Aos interessados, o pré-requisito é ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 2º ou 3º ano (com certificação condicionada à comprovação de conclusão do ensino médio ao final do curso).
As matrículas podem ser realizadas por meio do site Loja Mundo Senai, presencialmente ou obter suporte via WhatsApp. O plantão de matrículas nas escolas dispõe de atendimento até às 20 horas. Para saber o endereço das unidades do Senai no Tocantins basta acessar o link “Encontre o Senai” no site da instituição ou mandar mensagem no WhatsApp da equipe de atendimento.
Já os interessados nas bolsas de estudo, devem conferir a política de concessão no site do Senai junto com o edital que especifica os critérios, requisitos, cronograma e demais informações sobre as vagas. O início das aulas está previsto para o dia 1º de agosto.