Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A BRK Ambiental é a empresa madrinha do curso técnico em química do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Tocantins. A instituição abriu 120 vagas, sendo 80 vagas em Palmas (1 turma vespertina e 1 noturna) e 40 vagas para Araguaína (noturno).

O curso surgiu a partir de uma demanda da companhia para suprir a necessidade de mais profissionais desse segmento no Estado do Tocantins. Em 2019 foi aberta a primeira turma que ajudou a instruir mais profissionais para exercerem funções nas estações da BRK.

Na BRK, os técnicos em química podem atuar nos laboratórios que realizam as análises de qualidade da água e de efluentes, além das análises em Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Fábio Pereira é funcionário da BRK e participou do curso. "Me interessei pelo curso desde quando comecei a trabalhar na BRK, essa é uma área que quis aprender para crescer profissionalmente", comenta.

A partir da adesão como empresa madrinha, a BRK acompanha o desempenho dos alunos que se destacarem na turma para um possível aproveitamento no quadro pessoal da empresa, e a identificação dos perfis desejados. Com bom desempenho, o estudante encerra o curso com grandes chances de sair empregado.

A coordenadora de RH, Ana Célia Sousa conta que a empresa está sempre em busca de profissionais instruídos. "A capacitação técnica em química é importante porque possibilita o registro desses profissionais no Conselho Regional de Química. Para atuar na BRK é obrigatório possuir a certificação e a participação no conselho responsável pela categoria. Estamos sempre em busca de profissionais capacitados para atuar em nossas operações", explica.

As aulas têm início em agosto, com duração de dois anos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone. Entre as 80 vagas de Palmas, 40 são disponibilizadas gratuitamente no período vespertino, por meio do programa de bolsas de estudos do Senai. As demais turmas de Palmas e Araguaína requerem investimentos que podem ser consultados com as equipes do Senai, com 5 vagas em cada turma destinadas a bolsas de estudos.