Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Programa TO no Enem apresenta algumas novidades para este ano, e vem com a proposta de Recomposição da Aprendizagem, e vai fortalecer os estudos para ampliar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. As novidades foram anunciadas pelo secretário da Educação, Fábio Vaz, na solenidade de início do semestre letivo, realizada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

O secretário Fábio Vaz apresentou o novo formato e ressaltou a importância dos estudantes aproveitarem essa oportunidade para se prepararem melhor para o Enem e para os vestibulares. “Neste segundo semestre, o programa será ampliado, e além dos municípios sedes das Diretorias Regionais de Educação, atenderá escolas que oferecem o ensino médio em outras cidades. Os estudantes receberam o material, que inclui um caderno específico de redação e um caderno de questões de vestibulares. Nesse formato, o nosso foco será na recomposição das aprendizagens e na possibilidade de atender a todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio”, afirmou.

A participação dos estudantes no programa acontecerá por meio de inscrições no site da Secretaria da Educação, com os aulões previstos para serem realizados nos municípios que serão definidos pelas Diretorias Regionais, aos sábados, garantindo que as atividades regulares da escola sejam realizadas normalmente.

Os estudantes receberão os materiais impressos para ampliar os estudos e a Seduc também promoverá simulados visando oferecer aos estudantes oportunidades para avaliarem os seus conhecimentos.  Criado em 2017, o TO no Enem já atendeu ao longo desses 5 anos mais de 100 mil alunos de todo o Tocantins e até mesmo de outros estados.

O programa TO no Enem auxilia os estudantes a terem mais confiança em prosseguir com os estudos. A estudante Rayssa Delyes Maia, 16 anos, contou que iniciou esse segundo semestre com mais vontade de estudar. “Vou participar das atividades do TO no Enem e tentar dar mais ênfase aos estudos e à leitura. Pretendo cursar arquitetura e me sinto mais animada para estudar com esse material que será oferecido pela Seduc”, frisou.

Os estudantes Hellen Daphynne Amorim, 17 anos, e Felipe Rodrigues, 17 anos, ambos matriculados na terceira série do ensino médio da Escola Estadual Elizângela Cardoso, também disseram que vão participar do programa. “Esse acolhimento me ajudou a querer centrar mais nos estudos, vou participar do TO no Enem e tentar responder as questões dos simulados. Estamos mais confiantes”, explicou Felipe.

Já Hellen contou que o seu foco será na leitura e que vai aproveitar todas as atividades do programa. “Uma oportunidade a mais para nós que estamos concluindo o ensino médio este ano e queremos no preparar para ingressar em um curso superior”, ressaltou.

Enem

Este ano, as provas do Enem serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.