Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Araguaína recebeu Susanne Voser que atuou na política da Suíça como prefeita e senadora. Após um encontro no gabinete da Prefeitura com o secretário-chefe José Miguel Filho e o secretário de Governo, Israel Gomes, a ex-gestora também usou a tribuna de honra na Câmara de Vereadores nessa segunda-feira, 1° agosto. Voser contou que o município se tornou um modelo de gestão para ela, que foi eleita gestora na cidade de Neuenhof e para o Senado no estado suíço de Aargau.

Na tribuna da Câmara araguainense, ela contou que há quase 20 anos esteve na cidade e destacou o quanto a infraestrutura se desenvolveu nesse período. “Aqui evoluiu em vários sentidos, tem muita diferença, até parece outra cidade”.

Ao visitar o Gabinete da Prefeitura, ela destacou sua curiosidade em conhecer como funciona a administração pública local. Para o secretário de Governo de Araguaína, Israel Gomes, ter alguém da Europa admirando a gestão da cidade mostra a evolução da política araguainense. “Para nós é uma alegria ouvir de uma pessoa que tem conhecimento europeu, o quanto ela achou a cidade moderna, bem cuidada e com uma gestão que tem valorizado o nosso cidadão. Além disso, Araguaína é calorosa e gosta de receber bem todos”, relembrou Gomes.

Nos últimos 10 anos, Araguaína implantou mais de 800 km de asfalto novo de qualidade, parques urbanos e espaços de lazer inéditos na região, vias que trazem mobilidade, dobrou o número de vagas na Educação e ainda entregou quase sete mil casas em bairros planejados.

Comunicação que aproxima

Dentre os aspectos positivos observados pela ex-senadora suíça está o acesso à informação da gestão com o cidadão. “A facilidade de comunicação e da população para chegar até os políticos me encantou. Enquanto lá os parlamentares se escondem atrás de um muro, aqui é diferente, eles são muitos receptivos”.

A Câmara de Vereadores estava cheia, com a presença da comunidade o que também a deixou surpresa. “Na Suíça, somos da democracia direita, mas lá temos menos pessoas interessadas na política do que aqui, essa participação das pessoas me chamou a atenção”.

Preparação política

A suíça estava acompanhada do sobrinho, o professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Eduardo Lopes, morador de Araguaína há 19 anos. Lopes foi o responsável por levar a tia para conhecer a administração pública e os principais locais da cidade.

“Eu estou sendo o guia turístico dela, a levei em pontos como Parque Cimba e Via Lago. Nessa programação, ela tem como objetivo conhecer o modelo da política aqui para aplicar em seu país, pois pretende se candidatar com presidente”, destacou.