Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Taianne Moreira

Foto: Taianne Moreira

A Escolinha de Futebol Nilton Santos oferece para alunos de 7 a 17 anos, aulas gratuitas e orientadas por profissionais com experiência técnica na área esportiva, que sempre trazem para esses jovens, lições de que o esporte vai muito além de jogos ou competições, mas faz parte da formação de um cidadão. As atividades de iniciação esportiva são desenvolvidas pelo Estado do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju).   

O Arthur Castro está no projeto há três anos e já sabe a importância de aliar educação ao esporte na sua formação. “Jogar futebol é muito bom. Desde pequeno eu jogo. Eu estou na Escolinha Nilton Santos já faz um tempo. Todo mundo gosta do projeto lá em casa. Meu pai joga comigo desde quando eu era bem pequeno e sempre me incentiva. E fora do campo, eu sigo com os meus estudos, me dedicando e tentando sempre tirar boas notas. Não falto um dia, porque os estudos têm que ficar em primeiro lugar e vai ajudar na minha formação enquanto jogador de futebol”, enfatizou o estudante de 14 anos.       

Os alunos da Escolinha Nilton Santos retornaram as atividades do segundo semestre esta semana. Bruno Souza tem 12 anos e é apaixonado por futebol. O jovem craque diz que estava ansioso para o retorno das aulas. “O projeto é muito bom. Já faz cinco anos que estou aqui. Meu pai me incentiva muito e sempre que ele está de folga, vem aqui me ver jogar bola. Eu quero aproveitar a oportunidade e me tornar um grande jogador”, pontuou.

Com passagens por vários clubes do futebol estadual e nacional, como Plácido de Castro-AC, Rio Branco-AC, Tocantins de Miracema, Paraíso, Araguacema, Força Jovem de Lavandeira, Palmas, Araguaína, entre outras equipes, Célio Ivan faz parte do quadro de profissionais da Escolinha Nilton Santos. “As expectativas são boas porque já trabalhamos com crianças, principalmente nessa faixa etária, onde muitos ainda vão aprender a correr, a desenvolver a parte física inicial e motora. Estou entrando nesse projeto social para somar um pouco mais aos demais profissionais que já atuam há algum tempo aqui na escolinha. Estou muito feliz em estar trabalhando com crianças novamente porque meu início foi esse”, destacou.  

Sobre o projeto

O projeto foi fundado em 1997, com o nome Espaço Mané Garrincha. A Escolinha Nilton Santos recebeu esse nome em dezembro de 2001, quando o ex-jogador e ídolo do Botafogo veio morar em Palmas. 

Para fazer parte do projeto, os meninos e meninas devem estar devidamente matriculados em uma unidade de ensino, seja ela pública ou privada. Os pais ou responsáveis devem apresentar na sede da Escolinha Nilton Santos, localizada na quadra 407 Norte, alameda 8, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, os seguintes documentos: declaração escolar; uma foto 3×4 recente; exame médico comunicando que o aluno se encontra apto à prática esportiva; cópia da certidão de nascimento ou RG e do comprovante de endereço; documento do responsável pelo aluno e um número de telefone para contato.