Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Nilson Chaves

A Escolinha Nilton Santos, projeto esportivo desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude, é um dos palcos do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino. Mais de 500 estudantes estão em Palmas para a disputa de um dos maiores eventos escolares do país, promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE).

O secretário dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha, explica que a Escolinha Nilton Santos receber jogos do Campeonato Brasileiro Escolar, reforça o compromisso do Governo do Tocantins em fomentar as categorias de base. “Estamos recebendo pessoas de vários estados, com culturas e expressões diferentes. Mais uma vez o futebol une tudo isso e agora no local que já recebe um projeto de iniciação esportiva. É uma alegria pra nós”, destacou o gestor. 

A coordenadora da Escolinha Nilton Santos, Juraci da Silva, enfatizou a importância do projeto esportivo do Governo do Tocantins ser uma das sedes dos jogos.  “É um grande prazer recebermos esse evento aqui na nossa Escolinha, uma competição nacional. Para nós é uma grande satisfação, muito prazeroso”, disse. 

Em solo tocantinense, Ana Alice de Oliveira, de Rio Largo/AL, fez a sua estreia na competição nacional. “Esse é o nosso primeiro Campeonato Brasileiro. Está sendo ótimo, uma experiência maravilhosa, extraordinária. As meninas estão felizes, motivadas”, explicou a estudante/ atleta da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro. 

As disputas seguem até sábado, 28. Além da Escolinha de Futebol Nilton Santos, outros locais também recebem os jogos: 1º Batalhão da Polícia Militar, Centro de Treinamento FlaPalmas e o Centro de Treinamento do Palmas. A equipe campeã representará o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, no mês de julho, no Marrocos.

A estudante Ivanete Xerente, do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, reforçou que um dos objetivos do evento nacional é o passaporte para o Mundial. “Trabalhamos bastante para chegarmos no Brasileiro e agora é focar nos jogos e conseguir o objetivo que é a vaga para Marrocos. Vai dar tudo certo”, destacou a atleta.