Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem gosta de soltar pipas vai ter a oportunidade de mostrar seu talento e disputar o título de campeão no Desafio de Pipas de 2022, que será realizado no próximo dia 13. O evento é organizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, e visa promover o intercâmbio social e a prática do lazer entre a comunidade.

As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento, que será realizado no Centro Olímpico, das 7 às 11 horas. Qualquer pessoa a partir dos 5 de idade pode participar, sendo que os menores de 12 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

“Todos que sentirem vontade, podem participar do Desafio de Pipas. O nosso objetivo é orientar os participantes, sendo eles criança, jovem ou adulto, sobre a importância do uso de material adequado para a criação das pipas, e ainda esclarecer sobre os locais apropriados para a prática da atividade, bem como os perigos decorrentes da utilização da linha cortante, o cerol”, explica o secretário Municipal de Juventude e Esportes, Silvério Filho.

Segundo o regulamento do Desafio, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 1º/08, na construção das pipas não será permitido o uso de materiais que possam oferecer risco a integridade física das pessoas, tais como objetos cortantes (ou mesmo pó de vidro), resina, cabos metálicos ou materiais semelhantes.

Competição

Os concorrentes deverão apresentar-se aos jurados com comprovante de inscrição, com a pipa e a linha. As pipas deverão ser avaliadas pelos jurados no chão e no ar e cada participante tem tempo máximo de 10 minutos para sua pipa levantar voo.

Os participantes poderão concorrer em uma das categorias, que são Pipa mais Criativa, Pipa Maior e Pipa Menor. Serão premiados os primeiros três primeiros lugares de cada categoria, levando em consideração a originalidade, o equilíbrio no ar, a técnica de construção, a agilidade e a desenvoltura.