Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dicom SSP/TO

Foto: Dicom SSP/TO

Uma ação da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), realizada na cidade de Colmeia, na tarde desta segunda-feira, 8, resultou na prisão em flagrante de um homem de 20 anos, pela prática do crime de estelionato. Na mesma ação, os policiais civis também apreenderam um aparelho televisor de 32 polegadas, bem como um aparelho de telefone celular que o indivíduo havia adquirido de modo fraudulento, utilizando o golpe do falso pix.

A ação foi comandada pelo delegado Joelberth Nunes de Carvalho e teve início após um comerciante de Colmeia acionar a Polícia Civil informando que um homem tinha acabado de adquirir os dois bens em sua loja e que estavam avaliados em R$ 4 .650,00. Como forma de pagamento, o suspeito mandou apenas um comprovante do pix ao estabelecimento comercial no valor dos produtos. No entanto, ao verificar a conta, o dono do estabelecimento comercial notou que o valor não havia sido creditado, percebendo, de imediato, que seria um golpe, e de imediato, acionou a Polícia Civil.

Após a denúncia, os agentes policiais iniciaram as investigações e, por meio de imagens das câmeras de segurança do local, conseguiram identificar o autor. Desse modo, os policiais empreenderam diligências e conseguiram localizar o paradeiro do homem, o qual estava em sua residência. No imóvel, os agentes encontraram a TV 32” e o aparelho de telefone celular que haviam sido adquiridos fraudulentamente.

Os objetos foram apreendidos e o autor preso em flagrante delito, sendo encaminhado à Central de Atendimento da Polícia Civil em Guaraí. Ele confessou o crime, informando que falsificou o comprovante de compra por meio de um aplicativo de telefone celular, onde criou o documento e inseriu o valor desejado. Segundo investigações, ele já aplicou vários outros golpes da mesma modalidade na cidade em pelo menos outros seis estabelecimentos comerciais.

A Polícia Civil alerta aos comerciantes que, antes de entregar as mercadorias aos compradores que fazem transferência via pix, que verifiquem se, de fato, o dinheiro foi creditado na conta destino, já que a transferência se dá de forma imediata e se evita, assim, golpes financeiros dessa modalidade. (SSP/TO)