Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta segunda-feira, 8, aponta "perigo potencial" de baixa umidade em todo o Tocantins. Os meses de agosto, setembro e parte de outubro, são considerados os mais quentes e secos no Estado. 

De acordo com o Inmet, o aviso tem validade das 10 horas até as 19 horas desta segunda. O alerta prevê umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Alerta Laranja - mais grave

O Inmet também divulgou nesta segunda-feira, alerta de cor laranja, com grau de severidade maior, apontando perigo para baixa umidade. Neste alerta, o Instituto prevê umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde. Pode haver ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O alerta laranja tem validade das 12h às 18h desta segunda e afeta os municípios de Dianópolis, Mateiros, Novo Jardim do Tocantins, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, Sucupira e Talismã.

Instruções ao alerta amarelo:

Beba bastante líquido; evite desgaste físico nas horas mais secas, e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. 

Instruções ao alerta laranja:

> Beba bastante líquido; atividades físicas não são recomendadas; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; use hidratante para pele e umidifique o ambiente. 

Em caso de dúvidas, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Todo o Estado está coberto por alerta amarelo de baixa umidade. O risco à saúde, neste caso, é leve. No entanto, é preciso cuidados - de acordo com o Inmet.