Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Visando contribuir de forma salutar e dinâmica com a agricultura familiar na região centro-leste do Estado do Tocantins, as equipes do Ruraltins e da Agência de Fomento do Tocantins estarão presentes no Primeiro Encontro da Agricultura Familiar de Itapiratins, que ocorrerá na cidade, na quinta-feira, 11, a partir das 8 h, no auditório municipal Maria Neusa de Sousa Santos.

A agricultura é parte integrante do processo produtivo do Estado do Tocantins, por ser um setor econômico que influencia de forma muito significativa seu desenvolvimento, quer seja na geração de empregos ou nas exportações, quer seja na geração de riquezas de uma forma geral. Por isso, torna-se vital a implementação de ações que permitam e estimulem o seu crescimento. O crédito rural disponível para agricultura familiar é uma das linhas de financiamento oferecidas pela Agência de Fomento, com taxas mais acessíveis que aquelas do mercado financeiro, bem como atrativos prazos de carência.

Para a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, a iniciativa do “Encontro da Agricultura Familiar” fortalece o setor a amplia possibilidades para obtenção do crédito. "Eventos como esse de Itapiratins são importantes porque viabilizam, não apenas a possibilidade de acesso ao crédito destinado para a agricultura familiar e para o pequeno produtor rural, mas também para conhecer, através das palestras, todos os processos que visam fortalecer a cadeia produtiva”.

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, reforçou a prioridade do Governo estadual em promover políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar. “É um segmento que exerce atividades relevantes para a economia dos municípios tocantinenses, e nessa parceria com a Fomento, técnicos do Ruraltins estão empenhados em assistir o pequeno produtor rural na elaboração de projetos agrícolas viáveis, facilitando o seu acesso ao crédito rural, e assim, garantir que esse produtor tenha oportunidade de investir mais na sua produção e principalmente, melhorar a qualidade de vida da sua família”, completou.

Fomento

A Agência de Fomento do Tocantins (Fomento) foi inaugurada em outubro de 2005 e realiza o financiamento de projetos de desenvolvimento, enquanto instituição financeira não-bancária. A Agência atua exclusivamente no Estado do Tocantins e tem por objeto social financiar aqueles projetos que promovam benefícios econômicos e sociais aos tocantinenses.