Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 10, com apoio da Polícia Civil/TO, a Operação Covid-38, em continuação aos trabalhos efetuados na Operação Caninana, visando desarticular Organização Criminosa responsável por vários homicídios ocorridos no dia 27/03/2020 em Palmas, capital do Tocantins. Cerca de 12 policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva na capital.

Durante as investigações da denominada Operação Caninana, verificou-se que no dia 27/03/2020, cinco pessoas foram mortas com indícios de execução nos bairros de União Sul e Jardim Aureny I, na região sul da capital. Foi apurado do transcorrer das investigações que um grupo criminoso formado por policiais civis monitorava a saída de pessoas recém egressas do sistema prisional e as executavam de forma planejada.

O cumprimento de todas as ordens judiciais pela Polícia Federal foi acompanhado por equipes da Corregedoria da Polícia Civil do Estado.

O nome da operação faz referência a como o grupo identificava a sua atividade no período da pandemia da Covid-19, segundo análise de material apreendido no bojo da operação.

A Polícia Federal agradeceu todo apoio prestado pela Polícia Civil do Tocantins durante as investigações e na deflagração da presente operação e reafirmando o compromisso das instituições com a integração, cooperação mútua e o combate ao crime organizado no Estado.