Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desenvolver ações de conscientização ambiental quanto à preservação da água, tanto do uso adequado como a não poluição da mesma é um dos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST). Foi para isso que o comitê criou o projeto Água na Escola Ações Ambientais com objetivo de demonstrar aos alunos e professores das escolas dos municípios pertencentes às bacias práticas sustentáveis envolvendo a água.

O projeto iniciou a primeira etapa nos dias 8 e 9 de junho, nos municípios de Alvorada e Talismã, e nos dias 10 e 11 de agosto foi realizada a segunda nos municípios de Jaú e Peixe. As outras três serão realizadas nos dias 13 e 14 de setembro em Gurupi, no dia 15 de setembro será no município Sucupira, e a última etapa será realizada nos dias 19 e 20 de outubro em Cariri e Figueirópolis. 

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) auxilia os Comitês de Bacias com ações relacionadas à logística e capacitação técnica, com objetivo de preservar e garantir água em quantidade e qualidade para os seus diversos usos no Tocantins. Para a presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST), Maria Cristina, o projeto busca promover debates sobre recursos hídricos para estimular, através de ações ambientais, a mobilização social.

"Procuramos criar espaços de debate das realidades locais para o desenvolvimento de mecanismos de articulação social, fortalecendo as práticas comunitárias sustentáveis e garantindo a participação da população nos processos decisórios sobre a gestão dos recursos ambientais”, explica a presidente Maria Cristina, acrescentando ainda que “as atividades são desenvolvidas de acordo com a realidade de cada município”.

Dentre as ações de conscientização estão palestras e demonstrações dinâmicas sobre a medição do pH e da vazão da água dos córregos e rios que cortam o município, assim como visita monitorada ao viveiro de mudas de espécies nativas do Cerrado, produção e plantio de mudas, medição da compactação do solo da área a ser plantada com o uso do drone para levantamentos ambientais e do GPS para medir áreas de preservação permanente.

O Comitê

Instituído pelo Decreto estadual nº 5.608 de 22 de março de 2017, o Comitê das Bacias Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST) é um órgão colegiado de natureza consultiva, normativa e deliberativa, que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. São membros de instituições e organismos representativos dos municípios que compreendem a bacia.

O Comitê abrange os municípios de Gurupi, Alvorada, Cariri, Figueirópolis, Jaú do Tocantins, Sucupira, Peixe e Talismã. Todos são banhados pelas águas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza.