Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Tocantins soma um total de 5.003 registros de focos de queimadas em 2022 (de 1° de janeiro a 11 de agosto), mantendo-se em segundo lugar no ranking nacional - perdendo apenas para o estado Mato Grosso (que acumula um total 9.587 focos). 

No ano, Lagoa da Confusão é o município tocantinense com mais registros (total de 574 focos), seguido de Formoso do Araguaia (com 559). O primeiro lugar do ranking é de Apuí, no Pará (que soma 842 focos de queimadas em 2022). 

Apenas nos 11 primeiros dias de agosto, o Tocantins já contabiliza 518 focos de incêndios florestais. Ao ser considerado o mês, o estado ocupa o 5° lugar em ranking nacional. O Pará (1.838), o Amazonas (1.173), o Maranhão (994),  e o Mato Grosso (828) ocupam as primeiras posições. 

Dados 

Os números de focos refletem não apenas queimadas acidentais, provocadas por ação humana (maior causadora de incêndios florestais), ou por processo natural do meio ambiente, mas também são somados aos de "manejo integrado do fogo" - onde há queima controlada por brigadistas, possibilitando que haja controle de possíveis desastres futuros. Saiba mais: Tocantins utiliza técnica de queima controlada para prevenir queimadas.