Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Débora Ciany

Foto: Débora Ciany

Fanfarras escolares já estão aquecendo os instrumentos e alguns estudantes caprichando nos ensaios. Após dois anos, o tradicional desfile cívico de 7 de setembro que ficou suspenso em Gurupi por causa da pandemia, estará de volta e a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (Semeg) está empenhada nos preparativos para realizar um grande evento na Avenida Goiás.

Com o tema central do desfile já definido, as escolas se articulam em torno do material visual que vão levar para Avenida dentro dos subtemas que ficam a cargo de cada unidade. “Um livro que conta toda história de Gurupi foi disponibilizado, então, diretores escolares e suas equipes técnicas passaram a trabalhar em cima de cada temática escolhida. As escolas que contam com fanfarra vão estar com esses instrumentos na Avenida e uma pessoa capacitada está responsável pelos ensaios para que nossos alunos façam uma bela apresentação”, disse Mário Borges, assessor de gabinete da Semeg.

Para retomada do desfile em comemoração à independência do Brasil, a obra literária regional ‘Gurupi Minha Identidade, Minha História’ foi o tema principal escolhido pela Semeg. Para o retorno neste ano, uma das novidades é a redução do circuito por onde os alunos e militares irão se apresentar. “Este ano teremos um trajeto novo e uma organização diferente de modo que o público e os participantes possam ter maior conforto. Teremos o momento cívico na porta da Prefeitura com todas as autoridades, em seguida vem o desfile começando na Rua 1 e que se encerra na Rua 5, com um palco montado na Avenida Goiás”, frisou Borges.

Expectativa

Só da rede municipal de ensino de Gurupi devem desfilar cerca de 8 mil estudantes. “A expectativa é grande entre as unidades escolares, já existe toda uma movimentação acontecendo junto aos parceiros e a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria da Educação está entusiasmada para fazer deste, o melhor desfile de todos os tempos. Haja vista que ficamos dois anos sem esse evento e o que podemos esperar são muitas novidades, com uma proposta diferente e um tema bastante chamativo, original e que vai abordar importantes aspectos da história da nossa cidade”, adianta Davi Abrantes, Secretário da Educação de Gurupi. O gestor ainda explica que há um alinhamento da Semeg com as equipes pedagógicas das escolas para o desenvolvimento entre os estudantes da consciência do civismo.

Os símbolos do município serão apresentados em alegorias pela Escola Municipal Domingos Parreira de Amorim que fica no Jardim dos Buritis. “Temos sempre esse tempo da volta das férias para esses preparativos, mas já tínhamos pensado desde março com uma proposta feita pela Semeg para que de maneira conjunta fizéssemos essa pré-organização do que seria. Já recebemos em julho o material agora é mão na massa para nos preparar para brilhar no 7 de setembro”, ressaltou a diretora escolar, Ângela Montel.