Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

Os estudantes Tocantinenses que participaram das Paralimpíadas Escolares foram recebidos na sede da Secretaria da Educação (Seduc), na tarde dessa segunda-feira, 15, em Palmas. Dos 36 alunos que competiram em Brasília, nas modalidades de atletismo, natação e bocha, 10 participaram de um encontro com o secretário-executivo da Educação, Edinho Fernandes. Na ocasião eles foram parabenizados pelas 89 medalhas e os sete recordes quebrados, o que fez a delegação do Tocantins realizar a melhor campanha do Estado em uma década.

“Ficamos muito felizes de receber parte da delegação que representou o Tocantins nas Paralimpíadas Escolares. Fizeram bonito e nos orgulharam. Nós classificamos 34 alunos para a etapa nacional que vai acontecer em novembro, no estado de São Paulo. As portas da Seduc estarão sempre abertas, não apenas para eles, mas para todos que estão direta e indiretamente envolvidos na educação e fazem um excelente trabalho”, afirmou o secretário.

A maioria dos estudantes que visitaram a Seduc são alunos do Colégio Estadual São José, localizado em Palmas, que recebeu cinco premiações. O aluno Guilherme Oliveira, de 17 anos, que está na 2ª série do Ensino Médio, ganhou nada menos que três medalhas de ouro. “Muitas cidades participaram e foi muito bom estar no meio de todas aquelas pessoas. Agora vou me preparar bastante para competir em São Paulo”, explicou.

A mãe de Guilherme, Evandra Sampaio, conta que no início o filho não gostava do atletismo, mas, com o passar do tempo, ele foi mudando de ideia e agora está empolgado com a disputa. “O coração de qualquer mãe ao ver o seu filho vitorioso explode de tanta emoção. Se ele ganhou três medalhas, eu ganhei 10 em minha vida. Agora é só felicidade e muito orgulho. Agradeço ao Colégio São José que me ajudou a ver que para ele não existe limitação”, expressou.

O orgulho da instituição também foi demonstrado pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais, Tânia Régia dos Santos Carvalho, que representou a unidade de ensino no encontro. “Acreditamos no potencial de cada estudante. Só de participarem já são vitoriosos. Para nós, enquanto profissionais, foi sensacional”, disse a educadora ao lembrar que os trabalhos vêm sendo realizados há bastante tempo para que os resultados fossem obtidos com êxito.