Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Porto Nacional deu início na terça-feira, 16, à Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que no primeiro momento está acontecendo na zona rural do município. Equipes de Agentes de Combate às Endemias estão percorrendo rotas e visitando propriedades rurais por toda a extensão da cidade. A vacina antirrábica é indicada para cães e gatos que tenham a partir de três meses de idade, devendo ser aplicada uma vez ao ano.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alerta que a vacinação é de extrema importância, tendo em vista que esses animais são os principais transmissores da raiva para o ser humano. Por isso, a colaboração da população é essencial para o sucesso da campanha.

Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental, Amanda Cordeiro, a raiva é uma doença viral grave. "Ela é transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos. A doença é transmitida principalmente quando um animal infectado morde um humano, também por arranhaduras e lambeduras das mucosas. Os primeiros sintomas surgem aproximadamente 45 dias após a mordida do animal infectado”, explicou.

Principais sintomas

- Dor de cabeça

- Febre baixa

- Mal-estar geral

- Irritabilidade

- Sensação de fraqueza

A ação visa contemplar o maior número possível de animais vacinados na zona rural e posteriormente na área urbana do município.