Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmas firmou um Termo de Acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para dar apoio à realização do Censo Demográfico de 2022. A Unidade do Resolve Palmas, localizada na região Sul da Capital está servindo de base para o trabalho que os recenseadores vêm realizando naquela região.

O objetivo da pesquisa que está sendo realizada nos domicílios do País é retratar o Brasil e descobrir qual o tamanho da população brasileira, em que condições estão vivendo, como estão distribuídas no território nacional, o nível de escolaridade, as condições de emprego e renda da população, entre outras questões.

De acordo com a secretária-executiva do Resolve Palmas, Rosângela Lara Torres Gomes, o órgão vai prestar todo o apoio possível para o trabalho dos recenseadores. "É um trabalho muito importante que vai ajudar a melhorar a gestão e a forma de executar a implementação dos recursos nas políticas públicas do município”.

Censo demográfico 2022

O Censo Demográfico 2022 vai produzir informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Assim como em 2010, o levantamento deste ano será colhido totalmente de forma digital. Lembrando que os recenseadores utilizam um dispositivo móvel de coleta (DMC), que é um computador de mão, semelhante a um aparelho celular. Para não cair em golpes o IBGE alerta que dentro do crachá dos recenseadores há um QR Code que pode ser lido pelo celular. Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do instituto. Em caso de dúvida, basta ligar para o IBGE no número 0800 721 8181.

Todas as informações captadas nos domicílios são sigilosas. Os dados inseridos estão criptografados e têm sistema de proteção. Nem mesmo os recenseadores têm acesso aos dados, depois de inseridos no dispositivo, portanto as pessoas não precisam se preocupar em passar as informações para coleta de dados.