A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou uma vistoria técnica de rotina no Hospital Geral de Palmas (HGP) tendo como foco a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e as demais alas ligadas à pediatria. A ação defensorial foi desenvolvida nessa quarta-feira, 24, a partir da atuação do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da Instituição.
Realizaram a vistoria o coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes, e a assessora jurídica do Núcleo, Gianna Nathalya da Silva Alvarenga. Na ocasião, além da UTI pediátrica, também foram vistoriadas as salas vermelha, amarela e verde; a ala de internação; o centro cirúrgico; e a farmácia, onde foi verificada a questão do fornecimento de medicamentos.
De acordo com Freddy Alejandro, a ação foi provocada pela mudança da gestão da própria UTI pediátrica, o que levou o Nusa a se inteirar sobre a atual situação administrativa de toda a pediatria.
“Como houve esta mudança recente na UTI pediátrica, que agora é conduzida pela empresa baiana Associação Saúde em Movimento, nós viemos conferir, principalmente, este setor, como foi esta transição administrativa. Entretanto, como este tipo de ação é parte da nossa rotina de atuação, já aproveitamos para fazer uma vistoria geral na pediatria em todo o hospital, conferindo as filas cirúrgicas, as questões estruturais, o acolhimento aos pacientes e o fornecimento de insumos e medicamentos”, explicou o defensor público.
Segundo o coordenador do Nusa, o Núcleo oficiará a administração para prestar informações complementares.