A Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP) junto com a Escola Tocantinense do SUS (ETSUS-TO) abriu inscrições para curso de capacitação gratuito em Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, com enfoque em violência sexual. São 230 vagas disponíveis para os servidores que atuam nas Portas de Entrada de Urgência e Emergência das unidades hospitalares do estado.
O objetivo da capacitação é qualificar os trabalhadores que atuam na linha de frente, nos pronto-socorro, dos Hospitais de Gestão Estadual para o atendimento emergencial com ênfase às pessoas vítimas de violência sexual e assegurar a continuidade do Cuidado na Rede de Atenção.
“Os indicadores têm mostrado grande prevalência das violências como um todo, porém os acometidos por violência sexual é um agravo sério e requer que os profissionais estejam preparados para prestar a devida assistência aos usuários do SUS em toda a rede hospitalar”, destacou a Administradora Hospitalar, lotada na SUHP, Vera Lúcia Carvalho.
A superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Elaine Sanches, informou que já vinha trabalhando no planejamento desta capacitação e agora o projeto passa para a etapa de execução. “A execução deste projeto nos traz grande satisfação haja vista a magnitude e o impacto positivo na qualificação dos profissionais para melhor assistência dos usuários do SUS. A capacitação viabilizará o aperfeiçoamento dos trabalhadores das portas de entrada na assistência às pessoas em situação de violência”, destacou.
A qualificação será online, com certificação de 35 horas e previsão para início das aulas já no terceiro quadrimestre de 2022. Os interessados devem procurar o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da sua unidade.