Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

O bicentenário da Independência do Brasil será comemorado em Palmas com o retorno do tradicional Desfile Cívico-Militar, suspenso nos últimos dois anos, em virtude da pandemia da Covid-19. As atividades, coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorrerão no entorno da Praça dos Girassóis, na quarta-feira, 7, a partir das 18h, na Avenida LO-01 sentido Leste-Oeste.

Cerca de 4.000 militares e civis irão participar do momento cívico. Desses, mais de 2.500 são estudantes de escolas estaduais e municipais que vão desfilar levando as cores da bandeira do Brasil. A concentração dos pelotões iniciará às 16h30, na Avenida NS-2, entre a LO-2 e a Avenida LO-01. Às 17h15 ocorrerá a revista às tropas militares.

Da rede estadual de ensino são aproximadamente 1.800 estudantes, representando 19 unidades escolares, incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Da rede municipal participam quatro escolas, com mais de 1.000 estudantes.

Além dos estudantes, também vão desfilar pela avenida, representantes da Universidade da Maturidade (UMA), representações militares do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, entre outras organizações militares e de segurança pública do Estado. Haverá ainda desfile de tropas mecanizadas, com mais de 60 veículos entre carros e motos.

O desfile de 7 de setembro é um momento histórico de resgate do civismo e amor à pátria e costuma reunir centenas de pessoas para acompanhar a passagem dos pelotões e das fanfarras que dão o tom do evento. Para acomodar melhor o público, a Seduc vai instalar arquibancadas no local.

Trânsito

Em virtude da movimentação durante o desfile cívico, algumas avenidas nas proximidades da Praça dos Girassóis serão interditadas, a partir das 15h: Av. Teotônio Segurado, trecho entre a LO-01 e a LO-03 nos dois sentidos (norte e sul); Av. NS-01, sentido sul/norte, entre a L0-01 e a Av. JK; LO-01 nos dois sentidos da NS-01 a NS-02; Av. LO-02 sentido oeste e leste entre a NS-01 e NS-02; NS-02 no sentido norte sul da LO-01 a LO-022; e NS2 nos dois sentidos da LO1 à JK.