Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Tarcísio Meira e Glória Menezes em “Independência ou Morte”.

Tarcísio Meira e Glória Menezes em “Independência ou Morte”. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Tarcísio Meira e Glória Menezes em “Independência ou Morte”. Tarcísio Meira e Glória Menezes em “Independência ou Morte”.

O Canal Brasil exibe no sábado, dia 7 de setembro, data dos 202 anos da Independência do Brasil, o longa-metragem “Independência ou Morte”, de Carlos Coimbra. Lançado em 1972, o filme traz no elenco Tarcísio Meira, Glória Menezes e Dionísio Azevedo. 

O enredo tem como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I, interpretado por Meira, em uma visão romantizada do processo que levou à emancipação política do país em relação a Portugal. No ano de seu lançamento, o longa foi o filme mais visto do ano, com quase três milhões de espectadores, segundo a Ancine. 

“Independência ou Morte” apresenta uma retrospectiva da vida do imperador, desde quando veio da Europa para o Brasil até sua ascensão como príncipe regente. Mas após proclamar a independência, sua relação com Domitila de Castro, conhecida como a Marquesa de Santos (Glória Menezes), começa a gerar oposições e um desgaste político.

“Independência ou Morte” (1972) (108´)

Horário: Sábado, 7/09, às 18h

Direção: Carlos Coimbra 

Classificação: 12 anos 

Sinopse: O sonho da independência brasileira, sob Dom Pedro I, é expresso no grito de "Liberdade ou Morte" (O Grito de Independência ou Morte), já que os gritos eram a única maneira de reunir apoio contra a opressão colonial. Dom Pedro I (interpretado por Tarcísio Meira) lidera a ruptura do Brasil com a terra natal de seus pais, Portugal. Um clássico épico de drama histórico brasileiro. (Palavra Comunicação)