Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Cedeca

Foto: Cedeca

Foi inaugurado na manhã de sexta-feira, 2 de setembro, um banheiro seco na Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Fidêncio Bogo pelo Centro de Defesa das Crianças e Adolescentes - Cedeca Glória de Ivone. Uma bio construção, o banheiro tem paredes feitas com tijolos de barro e seu uso é completamente livre de água encanada. Os dejetos são tratados por meio de uma compostagem natural, evitando a poluição do solo e do lençol freático.

A entrega do banheiro é a última ação do Projeto Mais Participação e Agroecologia que realizou diversas atividades em Taquarussu Grande, Zona Rural de Palmas. Além de apresentar a construção aos estudantes, foi realizado um momento de conversa no auditório da escola.

Quem abriu o dialogo foi a diretora Joselaine Queli Fiametti, afirmando que a tecnologia agrega ainda mais valor à escola, e ajuda na preservação do meio ambiente. A educadora também expressou sua opinião sobre os resultados do Projeto. “Foi um trabalho muito legal, muito proveitoso, e nós queremos agradecer a equipe do Cedeca por lembrar de nós e por esse momento formativo que foi tão importante pro desenvolvimento dessas tecnologias e pro nosso aprendizado".

A adolescente Erica Cristina Oliveira, de 14 anos, participou da construção do banheiro seco, com outras crianças e adolescentes, e do curso de assessores populares socioambientais ministrado em 2021. Ela detalha como foram as experiências: “Foi uma emoção ter participado do curso, com o professor do Cedeca. A gente construiu o banheiro seco, a gente construiu o banheiro seco, a gente fez os tijolos, ajudamos e construímos as fossas de bananeiras [em miniaturas no curso]". 

Erica acrescenta ainda que gostaria que o projeto não tivesse chegado ao fim: “Foi uma emoção ter trabalhado com eles, mas acabou chegando no fim, a gente queria que continuasse, não parasse… Eu fiquei bastante triste porque acabou o projeto, mas foi ótimo, tudo na vida a gente guarda aqui dentro do coração". 

Coordenadora do Projeto, Barbara Xavier, também fez uma fala no auditório explicando as metas do Cedeca com a ação e como o banheiro seco se inseria nisso. “O objetivo maior desse Projeto era a gente construir formas de cuidado. Ele foi pautado no paradigma do cuidado, no cuidado consigo, com o outro e com o meio. E o banheiro seco é uma tecnologia de cuidado com o meio ambiente". 

Projeto 

O Projeto Mais Participação e Agroecologia é patrocinado pela Investco e pela Lajeado Energia S.A, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palmas. E, ainda, recebe o apoio do Instituto EDP, o Analista de Sustentabilidade da Organização, Rafael Corrêa Bittar narra à importância desse projeto para o Instituto.

“O Instituto EDP, por meio do seu pilar estratégico de atuação “Sociedade Saudável”, busca se aproximar de projetos que contribuam para melhorias de aspectos de saúde e bem-estar das comunidades relacionadas com as empresas do grupo EDP. Nesse sentido, o Projeto Mais Participação e Agroecologia vai de encontro com os objetivos e metas de impacto social a serem alcançadas pelo Instituto". 

O Projeto também contou com a parceria da Misereor, à UniCatólica, a UFT, o Ecocentro Sabia e da ETI Fidêncio Bogo.

Bacias de Evapotranspiração

Outro produto do Projeto Mais Participação e Agroecologia, as Bacias de Evapotranspiração (BET), foram entregues no último sábado, (29 de agosto). As BETs também são conhecidas como fossas de bananeira e são um tipo de fossa para descarte de esgoto que usa os dejetos como adubo para alimento das bananeiras que ficam plantadas ao seu redor.

Três, das cinco famílias que receberam as BETs foram visitadas para que o Cedeca visse de perto o resultado da ação. Miguel Ferreira conta que o processo de construção da fossa em sua residência foi demorado, do chão minava água enquanto o bio construtor, Dennis Marguera cavava, mas hoje ele já admira os produtos da construção.

“Depois ele [Dennis Marguera] veio de novo carregou meio mum de pedra, colocou a brita, areia, pneu, depois a gente encheu de folha e colocou a terra adubada, agora estão bonitos os pés de banana”.

Presente na inauguração, a secretária Executiva do Cedeca, LaydeLaura Pereira, conta o sentimento de ver e ouvir as famílias falando sobre as BETs: “O Cedeca está muito feliz em poder entregar as 5 famílias essa tecnologia social, embora os resultados ainda sejam tímidos, acreditamos que daqui um ano os resultados serão visíveis e mostrarão os impactos, a nossa intenção é multiplicar essa boa prática para que mais famílias tenham acesso”.