Localizada a 222,1 km da capital Palmas, a cidade de Natividade está em festa. Desde o dia 30 de Agosto está sendo realizado o festejo em homenagem à Nossa Senhora da Natividade, padroeira do estado. Nesta quarta-feira, 8, foi realizada a celebração da Santa Missa encerrando as homenagem à santa.
O Pe. Eldinei Carneiro, pároco da Catedral de Nossa Senhora das Mercês do município de Porto Nacional, esteve em Natividade para a solenidade. Natural do município de Santa Rosa do Tocantins, se disse realizado pela oportunidade em celebrar a santa missa e lembrou a importância da data. "Celebrar o nascimento de Maria é celebrar a renovação da fé. Maria remete a Jesus e a sua árvore genealógica, lembrando a importância da família." afirmou.
A missa foi realizada na Igreja Matriz que leva o nome de Nossa Senhora da Natividade. E é um importante marco da retomada das celebrações após a pandemia da Covid-19. Nos últimos dois anos a missa foi realizada de maneira mais contida.
Para Genildes da Silva acompanhar a celebração é uma questão de fé. Ao participar da missa juntamente da filha de três anos ela relata. "Eu cresci aqui em Natividade e fico muito grata em poder acompanhar a celebração a Nossa Senhora. Hoje posso trazer a minha filha e passar para ela essa tradição de fé em Nossa Senhora".
Figuras marcantes em Natividade, Tia Naninha e seu esposo, Senhor Dozinho, também marcaram presença na santa missa. Tia Naninha se diz feliz em acompanhar de perto mais uma celebração " É uma benção estar aqui e celebrar Nossa Senhora da Natividade".
A Padroeira
Segundo a história cristã, o dia 8 de setembro é o dia em que a mãe de Jesus nasceu. Por isso o dia de Nossa Senhora da Natividade significa o nascimento de Maria. Esta celebração começou ainda no século V depois de Cristo.
Senhora da Natividade foi uma das primeiras a chegar à região e posteriormente levada para a Igreja Matriz de Natividade, uma das mais antigas do Estado, datada de 1759.
Com a criação do Tocantins, fiéis iniciaram uma campanha para tornar Nossa Senhora da Natividade padroeira do Estado. Em março de 1992, a solicitação foi encaminhada ao papa João Paulo II e a resposta positiva veio no mesmo ano. No dia 15 de agosto de 1992, durante a Romaria do Bonfim, em Natividade, Nossa Senhora da Natividade foi oficialmente instituída como a padroeira do Tocantins.