Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

 Foto: Divulgação/Secom

Emoção e devoção marcaram as celebrações à Nossa Senhora das Mercês, nesse domingo, 24 de setembro. Centenas de portuenses reuniram-se para homenagear a padroeira da cidade em missa na Catedral Nossa Senhora das Mercês, a partir das 8h da manhã. Dom José Moreira foi o presidente da celebração, essa foi a primeira vez que ele celebrou a missa da padroeira como bispo da diocese de Porto Nacional.

Esse ano, o tema dos festejos foi: “Vocação, Graça e Missão”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”. A programação ao longo dos dias contou com: missas, novenas, batizados, quermesse, passeio ciclístico, missa do vaqueiro, procissão, leilões, bingão, alvorada festiva, show, corrida da padroeira, e almoço da padroeira.

Apresentações musicais marcantes contagiaram os fiéis nos dias 16 e 17 de setembro. No dia 16 de setembro aconteceram 2 shows onde Graciele Ministério e Flávio Vitor Júnior se apresentaram. Já no dia 17 de setembro teve o grande show de renome nacional, primeiro se apresentou Diego Fernandes, e logo após Thiago Brado emocionou o público presente com canções de tocar o coração e reavivar a fé.

Também no dia 17 de setembro aconteceu a Missa Sertaneja (Missa dos vaqueiros) realizada às 8h, na Praça da Catedral. Celebração bem tradicional que reúne um público expressivo todos os anos.

 Foto: Divulgação/Secom

No dia 23 de setembro ocorreu a corrida beneficente da Padroeira, com largada às 17h. Dezenas de pessoas participaram desse momento inclusivo e especial, onde cada participante para se inscrever fez a doação de 2kg de alimentos não perecíveis. Uma vasta programação que uniu solidariedade, devoção e fé de todo o povo portuense.

O prefeito municipal, Ronivon Maciel, participou da missa em homenagem à Nossa Senhora das Mercês, se juntando a uma multidão que se fez presente no local. Na ocasião, Ronivon Maciel declarou: “Neste dia 24 de setembro celebramos o dia de Nossa Senhora das Mercês, Padroeira de Porto Nacional. Quero de forma especial juntamente com minha esposa, Keila Viana, pedir que a nossa Padroeira possa cobrir todas as famílias portuenses com muitas bênçãos. Que esse amor e cuidado de mãe que é muito forte possa estar sempre presente na vida das famílias portuenses. Parabéns a nossa Diocese de Porto Nacional, e que Deus continue nos abençoando”, pontuou o gestor municipal.

Em entrevista, o Pe. Eldinei Carneiro ressaltou: “Nós agradecemos primeiramente a Deus, a todos os festeiros, o apoio da Prefeitura Municipal, o prefeito Ronivon Maciel, a Secretaria de Cultura e Turismo e também a Secretaria de Esporte e Juventude, e claro agradecemos ao povo. Nossa Senhora das Mercês é aquela que nos protege, que nos guia e nos ampara. E é uma felicidade celebrar o seu dia, numa missa tão solene onde cerca de 4 mil pessoas participaram conosco vivendo esse tema: “Vocação, Graça e Missão”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, concluiu.

 Foto: Divulgação/Secom

 Foto: Divulgação/Secom