Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio Vieira A equipe de voleibol feminino jogou bem, mas foi derrotada pela equipe do Mato Grosso A equipe de voleibol feminino jogou bem, mas foi derrotada pela equipe do Mato Grosso
  • Time de futsal feminino do Tocantins estreou com vitória nos Jogos da Juventude

Teve início nesta quarta-feira, 7, as competições do segundo bloco dos Jogos da Juventude 2022, categoria de 15 a 17 anos. Do Tocantins, 40 atletas disputam as  modalidades de Voleibol e futsal, estudantes de escolas públicas e privadas que foram classificados nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os jogos tiveram início no dia 3 e prosseguem até o dia 17, na capital sergipana, Aracaju.

E o futsal feminino tocantinense já estreou com vitória de 5 x 1 contra os donos da casa, o time de Sergipe. Jogam ainda nesta quarta o time masculino e as equipes de voleibol, masculino e feminino.

Foi da atleta Verônica Carvalho dos Santos o primeiro gol do time tocantinense, que abriu o placar. "Fizemos um bom jogo, e fazer o primeiro gol foi um momento único, de felicidade, vencemos por 5x1, sinal que o nosso time entrou e jogou com garra, ganhamos o primeiro jogo, o mérito é de todas.  Estamos focadas e determinadas a seguir firmes na competição e conquistar um lugar de destaque nos Jogos", prometeu a atleta.

O técnico de futsal feminino, professor Rones da Paixão Neto, explicou que as atletas estão vindo de uma temporada intensa de treinos, tanto na escola quanto no projeto que elas participam em Araguaína. "Elas vêm em uma evolução muito grande como atletas. A expectativa, obviamente respeitando essa fase do nacional que é muito competitiva, afinal são as seleções de cada estado, mas esperamos sair muito bem, pois estamos preparados, tecnicamente, fisicamente e psicologicamente. Nosso objetivo é o primeiro lugar, estamos preparados para representar bem o nosso Estado e vamos com tudo para o próximo jogo".

Delegação tocantinense

Para o chefe da Unidade Técnica de Desporto Escolar da Seduc e chefe da Delegação tocantinense, Leonardo Bernardes, a expectativa para o segundo bloco é muito positiva, e está muito confiante nos atletas do Estado. "Com certeza eles realizarão bons jogos e nossas equipes se classificarão para a segunda fase da competição. As seleções estão bem definidas e estamos com os melhores atletas do Tocantins, na faixa etária de 15 a 17 anos. A seleção de futsal feminino fez uma excelente partida na estreia, espero que as nossas outras seleções também possam sair com vitória nos primeiros jogos".

Ainda pela manhã desta quarta-feira, a equipe de voleibol feminino jogou bem, mas foi derrotada pela equipe do Mato Grosso.

Primeiro bloco

O Estado ainda não conquistou medalhas, entretanto, nas modalidades  finalizadas na segunda-feira, 5, o Tocantins alcançou resultados expressivos superando edições anteriores, nas  competições do Atletismo,  conquistou vagas na seminal dos 100m no feminino e masculino, com os atletas Hanysabel Silva (Paraíso do Tocantins) e João Pedro Rodrigues (Dianópolis), nos 3.000m o atleta Gabriel Santana Rodrigues (Tocantinópolis) ficaram em 14° e Maiconsuel Martins Rodrigues (Ponte Alta do Tocantins) em 15°.

Também foram classificados para a final, a atleta Vitória Brito dos Santos (Pedro Afonso), no salto em altura feminino. No salto em distância foram dois atletas que conquistaram vaga para a final: Maria Clara Bandeira (Araguanã) e Paulo Henrique Oliveira (Combinado), tendo este último conquistado o 8°lugar nessa prova.

No vôlei de praia masculino, o Tocantins ficou no 9° lugar da 1° divisão, com Paulo Rodrigues Araujo e Arthur Henrique Lopes de Jesus (Aliança do Tocantins). No  feminino, segunda divisão, a dupla Ana Clara de Morais e Julia Wiezorek Spricigo de Lima, conquistaram a 4° colocação.

A dupla Gustavo Henrique dos Santos e Thiago Barbosa Lima (Porto Nacional) ficou na 8° colocação geral no Badminton.