Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe Malik do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, de Gurupi, foi classificada para a final da 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos dias 26 e 27 de agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Integram a equipe as estudantes Evellyn Cristina Richter, 18 anos, Maria Eduarda Oliveira Pastro, 17 anos, e Emanuele da Silva Dias, 17 anos, e o professor orientador Eonilson Antônio de Lima.

Do Tocantins, apenas três equipes foram selecionadas para a fase final; a da escola estadual de Gurupi, a do Colégio Marista de Palmas e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Campus de Porto Nacional. Ao todo, foram escolhidas 340 equipes representando todos os estados brasileiros. O Ceará é o estado com mais equipes inscritas, um total de 103, depois vem a Bahia, Minas Gerais e Pernambuco com 32 equipes cada.

A equipe do Centro de Ensino Médio Ary Valadão comemorou o resultado. A professora Marília Leidislany Machado, professora de Geografia e coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ressaltou o potencial da escola pública, que está em ascendência. “Essas alunas receberam as orientações necessárias e aproveitaram a oportunidade e, agora, vão representar o Tocantins, num evento nacional. Isso é gratificante para toda a comunidade escolar. As três jovens estão na mesma competição com centenas de estudantes, provenientes de todos os recantos do País, o que representará uma experiência significativa em suas vidas”, explicou a professora Marília.

Um resultado que trouxe entusiasmo para as alunas

A estudante Maria Eduarda comentou o momento e a expectativa que está vivendo para ir a São Paulo. “Foi uma sensação única, porque não imaginávamos chegar até essa fase, é uma olimpíada muito concorrida e com o nível de conhecimento alto. Foi muito gratificante ver que com a nossa persistência, muitos estudos e pesquisas conseguimos vitória”, contou.

Maria Eduarda e a estudante Evellyn também participaram da fase nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia e de Ciências da Terra, realizada na Unicamp, no ano passado. E na ocasião, Evellyn conquistou medalha de bronze.

A estudante Emanuelle também está feliz com o resultado e com as oportunidades que virão. “Participar da fase final significa aprender mais. Eu senti que agora eu vejo o mundo de outra forma e tenho muitas possibilidades pela frente”, comemorou.

Evellyn destacou a importância da conquista. “Como esse é o meu último ano na escola, essas oportunidades se tornaram ainda mais especiais, porque serão as últimas experiências olímpicas antes de concluir o ensino médio. É muito gratificante. Mais uma vez alcançamos a última fase e teremos a chance de viajar e ter novas experiências e conhecimentos”, afirmou.

A olimpíada

Neste ano, a olimpíada de História contou com um número recorde de inscritos, com 30,5 mil grupos. O Tocantins contou com 482 equipes inscritas. Participam da olimpíada estudantes da segunda fase do ensino fundamental e ensino médio.

A ONHB possui seis fases on-line, que foram realizadas entre os meses de maio e junho. E a fase final, que será presencial. Durante a realização das etapas da olimpíada, foram realizadas provas escritas com conteúdo interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.