Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Profissionais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) foram premiados com a honraria Oswaldo Gonçaves Cruz pelo trabalho científico "Modelagem e análise estatística dos casos de anemia infecciosa equina em equídeos no estado do Tocantins, Brasil, entre 2008 e 2021". O estudo foi premiado em 1º lugar na categoria apresentação oral durante o IV Congresso de Sanidade Animal e Saúde Pública e XIV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína.

O estudo analisou o padrão de ocorrência da Anemia Infecciosa Equina (AIE) em equídeos no estado do Tocantins de janeiro de 2008 a dezembro de 2021, além da previsão de novos casos dessa doença para os anos de 2022 a 2024. “Com a realização desses trabalhos, o intuito é contribuir com informações que possam auxiliar os responsáveis técnicos dos programas de sanidade animal na tomada de decisões ou na adoção de novas estratégias de controle das enfermidades nos rebanhos”, explica o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Alessandro José Ferreira dos Santos.

Para o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende, a pesquisa fornece respostas e potencializa as atividades baseadas nas descobertas que resultarão em ações mais sólidas. “Muito nos honra à dedicação dos profissionais envolvidos na busca pelo conhecimento científico que gera informações seguras visando melhorias dos nossos trabalhos no atendimento aos produtores rurais e a comunidade em geral”, assegura.

No evento, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de setembro, dos 65 trabalhos expostos, oito considerados os melhores foram selecionados para apresentação oral, destes, dois são da Agência, o premiado citado acima e o segundo com o título: Interpolação por krigagem ordinária para avaliar o risco da circulação do vírus rábico transmitido por morcegos hematófagos da espécie desmodus rotundus na região centro-norte do estado do Tocantins, Brasil. No total, a Adapec expôs cinco trabalhos.

Os autores dessas investigações que representaram a Adapec são: Alessandro José Ferreira dos Santos, Jardel Martins Ferreira, Raydleno Mateus Tavares e Isadora Mello Cardoso. Todos os estudos contaram com a honrosa participação dos professores doutores da UFNT: Francisco Baptista, Ana Paula Coelho Ribeiro, Bruna Alexandrino, Marco Augusto Giannoccaro da Silva e Katyane de Sousa Almeida.

Títulos dos Trabalhos submetidos pela Adapec

Análise estatística entre 2006 e 2019 e previsão dos casos de raiva em bovinos de 2020 a 2022 no estado do Tocantins (Brasil), usando o software R Studio.

Interpolação por krigagem ordinária para avaliar o risco da circulação do vírus rábico transmitido por morcegos hematófagos da espécie desmodus rotundus na região centro-norte do estado do Tocantins, Brasil.

Análise hierárquica de processos como método para estimar a probabilidade do risco de reintrodução do vírus da febre aftosa no estado do Tocantins, Brasil (2022).

Análise de risco quantitativa para avaliar a importação de fêmeas bovinas infectadas por Brucella abortus a partir de outros estados brasileiros para o estado do Tocantins, Brasil, no período de 2015 a 2021.

Modelagem e análise estatística dos casos de anemia infecciosa equina em equídeos no estado do Tocantins, Brasil, entre 2008 e 2021.

Todos os trabalhos podem acessados por meio do site da Adapec.