Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Carol Azevedo

Chegou ao fim, na noite desse sábado, 17, a 5ª edição do Festival do Chambari. Mesmo quem chegou cedo, por volta das 20 horas, pegou trânsito e encontrou dificuldade para estacionar nas proximidades do local, no Parque das Águas. Isso porque o evento caiu no gosto de todos e a cada ano chama  a atenção de mais e mais pessoas, como é o caso da advogada Edneusa Morais. Mesmo sendo de Paraíso ela ainda não conhecia o festival. "Tudo muito bom e ano que vem já quero vir de novo e, de preferência todas as noites", afirmou Edneusa.

Essa sensação de já fazer planos para o 6º Festival do Chambari foi bem recorrente nesta última noite de evento. De acordo com Patrícia Nascimento, secretária de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, pasta responsável pela coordenação e organização do Festival, "a 5ª edição acabou deixando um gostinho de quero mais e uma saudade boa". Patrícia ainda completou que "foram feitos ótimos negócios, a economia alavancou e todos os que participaram ficaram satisfeitos com os resultados".

Sheila Bovo, expositora desde o 1º Festival do Chambari, é prova disto. Ela contou que mal chegou no seu estande já havia uma fila de pessoas esperando para experimentar seus pratos, que este ano foram três, todos à base de chambari: hamburguer, pão de queijo recheado e o escondidinho, que foi a novidade para este Festival. A microempreendedora vendeu todos os produtos que levou ainda antes das 23 horas e agradeceu mais uma vez a oportunidade de participar do Festival do Chambari.

Luana Priscilla é doceira e participou do Festival nesta categoria. "Foi uma experiência única o que vivi aqui. Não apenas pelas vendas, que por sinal foram maravilhosas, mas também porque me tornei conhecida para um público que não sabia ainda da existência do meu Ateliê. Então, só quero dizer muito obrigada ao prefeito Celso Morais e a todos os organizadores pela oportunidade", pontuou Luana.

Idealizador do Festival do Chambari, ainda no ano de 2018, quando ocupava o cargo de vice-prefeito, Celso Morais, ao lado da primeira-dama, Caroline Falcão, esteve presente em todas as noites e falou de sua alegria em promover o Festival e ver os resultados obtidos. "O levantamento que fazemos desta edição é que foi um grande sucesso tanto pela participação do público, que foi em peso nas três noites, quanto pelas vendas dos expositores que estão comemorando os resultados financeiros, então podemos dizer que alcançamos nossos objetivos que eram realmente trazer lazer, entretenimento e fomentar a economia". O chefe do executivo municipal também agradeceu a parceria do Sebrae, o apoio da Unirg e a todos os trabalhadores da gestão envolvidos na organização.

Na última noite do Festival subiu ao palco a dupla Vitor e Luan, fez a alegria da criançada o Circo de Caixeiras e, de bônus, o Grupo Junino Tradição da Serra fez uma bela apresentação. Depois de tamanho sucesso nos resta aguardar, ansiosamente, a 6ª Edição do Festival do Chambari, já na certeza de que será ainda maior e melhor, se é que é possível.