Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) prorrogou por mais cinco dias o prazo para colheita da soja nas Várzeas Tropicais, que terminaria nesta terça-feira, 20. A medida se deu por conta das condições climáticas que também atrasou o início do plantio em maio deste ano.
De acordo com o gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo, o Tocantins teve um alongamento do período chuvoso, sendo necessária uma dilação do prazo inicial para plantio. “Agora nos deparamos com o início precoce do período chuvoso. Dessa forma, carecendo de mais uns dias para que o produtor consiga colher 100% da sua plantação”, pontua Marley Camilo.
A região das várzeas tropicais é composta pelos municípios de Formoso do Araguaia, Dueré, Santa Rita do Tocantins, Cristalândia, Pium e Lagoa da Confusão, e por possuir características específicas de solo e clima, recebe autorização para plantio de soja para fins de pesquisas científicas e produção de sementes, mesmo durante o período do vazio sanitário.
Dados
A produção de soja nas várzeas tropicais de 2022 teve um crescimento de cerca de 7% em relação ao ano passado, totalizando uma área plantada de 77 mil hectares.