Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

A estabilidade foi observada em relação a agosto - com índice passando de 64,5 para 64,6 pontos. Já em relação a setembro do ano passado houve um aumento de 4,7 pontos, o maior registrado em 2022. Resultado acima de 50 pontos indicam que o segmento está confiante para os próximos seis meses.

“O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou o maior valor apurado no ano devido as avaliações positivas dos empresários entrevistados quanto ao cenário atual da economia brasileira e de seus negócios, assim como as expectativas otimistas para os próximos seis meses”, avalia Gleicilene Bezerra, técnica em pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).

Elaborado mensalmente pela Unidade de Desenvolvimento Industrial da Federação, o ICEI mostra também que o indicador de Condições Atuais registrou 61,6 pontos em setembro, ficando 0,5 ponto acima do valor alcançado no mês passado. Esses números indicam que os empresários tocantinenses notaram melhorias na economia brasileira e de seus negócios em comparação com os últimos seis meses. 

Já o indicador de Expectativas, que em agosto ficou em 66,2 pontos, em setembro passou para 66,1, o que significa que os empresários estão otimistas com índice situando acima dos 50 pontos. No resultado nacional o ICEI ficou em 62,8 pontos.