Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins realizará na próxima quinta-feira, 29, o Talk Show 'Todos Pela Vida', alusivo ao movimento Setembro Amarelo. O evento, realizado por meio da Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Semej), acontecerá às 19h no Teatro Cora Coralina e abordará temas como saúde emocional, valorização à vida e prevenção ao suicídio.

Segundo o diretor de Juventude, Josué Lobo, o Talk Show terá um formato dinâmico e descontraído de entrevistas com convidados. A ação será gratuita e direcionada a estudantes universitários e do ensino médio, embora seja aberto para toda a população. "Teremos profissionais das áreas da saúde e segurança que falarão sobre os problemas mais comuns enfrentados por pessoas que passam por sofrimento emocional. Nosso intuito é sensibilizar os jovens sobre os sinais de alerta e sintomas de risco para o suicídio, transmitir informações sobre a prevenção e as formas de procurar ajuda", informou o dirigente.

Dentre os convidados estão o bombeiro militar Rafael Sousa, especialista em abordagem técnica à tentativa de suicídio; o psicólogo Rafael Chaves, da Secretaria Municipal de Saúde; e a médica especialista em Psiquiatria Raisa Kury, professora da UnirG.

Sobre campanha Setembro Amarelo

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é "A vida é a melhor escolha!".

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.