Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Paula

Foto: Marcel de Paula

Com o objetivo de incrementar as ações de gestão dos recursos hídricos realizadas pelos órgãos ambientais do Tocantins, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) adquiriu, com recursos do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) 24 novos computadores. Nesta quarta-feira, 28, a Semarh realizou o repasse de quatro dos equipamentos para o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que serão usados para subsidiar os processos de emissões de outorgas.

O investimento foi na ordem de mais de R$ 200 mil. Segundo o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos e secretário em exercício da Semarh, Aldo Azevedo, os recursos adquiridos são resultados das metas cumpridas ao longo do ano exigidas pelo programa.

“O Tocantins tem ficado acima da média nacional nos cumprimentos de metas, que inclui ações como integração de dados, capacitação dos servidores e prevenção de eventos hidrológicos críticos, onde investimos anualmente mais de R$ 1 milhão por ano. Nosso Estado sempre fica com mais de 80% da meta cumprida. Isso é bom, porque os resultados nos classificam e nos habilitam a receber 100% dos recursos do Programa de Progestão”, explicou.

O secretário em exercício Aldo Azevedo acrescenta ainda que, as ferramentas repassadas serão somadas aos equipamentos já utilizados. “Ano passado adquirimos veículos e 20 PCDs (Plataformas de Coleta de Dados). Este ano estamos fazendo o Termo Aditivo para adquirir mais cinco, que irão somar aos equipamentos de informática. E estamos repassando os computadores para o Naturatins com o objetivo de fortalecer os órgãos parceiros, que também nos ajudam a cumprir as metas”, disse. 

O vice-presidente do Naturatins, Pedro Felipe Tolentino, destacou a parceria entre órgãos que contribui para aperfeiçoar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. "É muito importante essa parceria entre os órgãos porque facilita e desburocratiza o processo de compras, contribuindo assim para dar agilidade aos processos com máquinas mais potentes a serem usadas pelos nossos técnicos. A sociedade é beneficiada com essas melhorias por meio das tecnologias que vão otimizar os serviços do órgão", ressaltou.

Participaram da entrega, acompanhando o secretário em exercício da Semarh, os gerentes Thiago Bandeira (Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos), e Lorenzo Rigo (Hidrometeorologia). Do Naturatins, acompanhando o vice-presidente, a gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Letícia Vieira, e a analista técnica Ambiental, Joanne Helen Teles.

Progestão

O Progestão é um programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos, mediante o alcance de metas definidas. O Tocantins aderiu ao Progestão via Decreto nº 4.915, de 22 de outubro de 2013, o qual definiu como entidade coordenadora do Programa no Estado a Semarh.