Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o fim do vazio sanitário que se encerra nesse sábado, 1º, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa aos sojicultores tocantinenses que a janela de semeadura da soja sequeira, para a safra 2022/2023, estará aberta a partir do dia 1º de outubro e seguirá até 15 de janeiro de 2023. Na safra 2021/2022 foram cadastrados na Agência 1,039 milhão de hectares de área e 1.995 propriedades. A produção daquela safra ultrapassou 3,7 milhões de toneladas de grãos, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa, enfatizou a importância da calendarização do plantio da soja no Tocantins como um instrumento de controle da principal praga que atinge esta cultura, a ferrugem asiática. “A janela de semeadura é uma normativa regulamentada por lei e que deve ser observada pelos sojicultores, assim como as demais exigências da legislação, pois ela contribui para o controle da ferrugem asiática, evitando assim prejuízos econômicos aos produtores rurais”, ressaltou Cleovan Barbosa.

Vale ressaltar que, todos os sojicultores devem obrigatoriamente fazer o cadastro anual de suas áreas de plantio da soja junto à Adapec. Para fazer este cadastro basta acessar o arquivo que está disponível no site da Adapec e após baixá-lo, o produtor deve preenchê-lo, e em seguida já com a guia de pagamento efetuada, deve entregar toda a documentação, preferencialmente no escritório da Adapec do seu município. O produtor tem até cinco dias úteis após o fim da janela de semeadura para efetuar o cadastramento da área cultivada.

Segundo a Adapec, é por meio deste cadastro que a Agência realiza o monitoramento de pragas na cultura da soja durante a o período de safra e no vazio sanitário. Os municípios que se destacam na produção da oleaginosa são: Campos Lindos, Porto Nacional, Mateiros, Caseara e Santa Rosa do Tocantins.