Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcelo de Deus

O Ministério Público do Tocantins realizou na última quarta-feira, 28, vistoria na ala psiquiátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), com a finalidade de verificar o cumprimento da decisão judicial, resultado da Ação Civil Pública, que requereu o aumento de vagas para pacientes, contratação de profissionais e maior segurança no setor.

A inspeção foi executada pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, que identificou o aumento de 10 para 24 leitos de internação, a serem divididos entre femininos e masculinos.

Ribeiro relata que 14 acomodações para pacientes já foram entregues, “o que melhorou a condição de trabalho para os servidores e os serviços para os pacientes”, ressalta.

Além disso, o promotor de Justiça atestou que o setor está sendo adequado, conforme as normas de proteção de pacientes e servidores, e já conta com o apoio de profissionais de segurança.

Outras constatações

Durante a fiscalização, o MP constatou a ausência de materiais de higiene e alguns medicamentos para o posto de enfermagem, e que a cozinha da unidade continua precisando de reforma no piso, paredes e teto.