Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Aos poucos, as sedes dos polos 1 e 2 do Conselho Tutelar de Araguaína vão ganhando cor com as brinquedotecas que estão sendo montadas nas salas de entrada das unidades. Parte da entrega de brinquedos, livros e materiais pedagógicos foi realizada na sexta-feira, 30, pelo FIA (Fundo da Infância e do Adolescente), em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Araguaína.

Para a presidente do conselho, Eidila Augusta Mesquita, o espaço vai proporcionar às crianças assistidas pelo órgão um contato mais humanizado, auxiliando na superação de dificuldades e conflitos emocionais, intelectuais e sociais, por meio de atividades lúdicas e recreativas.

“O CMDCA está totalmente envolvido em situações que violam o direito de crianças e adolescentes e a brinquedoteca vai contribuir de forma significativa, vai reduzir as consequências do conflito vivenciado naquele momento”, ressaltou a presidente.

Como funciona o FIA

Ainda são atribuições do conselho realizar campanhas de captação de recursos para o FIA, gerir o fundo, participar da elaboração das propostas de leis orçamentárias dos setores ligados à saúde, educação, esporte, cultura, lazer e família.

O fundo financia projetos que atuam na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. As ações destinam-se a programas de proteção especial à criança e ao adolescente expostos à situação de risco pessoal e social e, excepcionalmente, a projetos de assistência social.

Qualquer pessoa pode doar

As doações ao FIA são feitas por pessoas físicas, empresas e por meio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

“A contribuição de empresas e sociedade para o Fia é uma ação de responsabilidade social e nós temos a missão de arrecadar esses investimentos através de doações, por parte de pessoas físicas e empresas, e também por meio da captação do imposto de renda”, disse o coordenador do FIA, Leandro Clemente.

A sociedade também pode ajudar com doações de brinquedos e livros para equipar a brinquedoteca. O Conselho Tutelar de Araguaína atende em duas unidades, na Rua das Mangueiras, nº 1083, no Centro, e na Rua Castelo Branco, Quadra 12, Lote 8, no Setor Jardim Santa Helena. Mais informações e atendimento podem ser obtidos pelo telefone.