Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A edição de outubro da oficina de formatação de projetos culturais on-line, via Google Meet, ministrada por Ronaldo Teixeira, acontecerá nos dias 24 e 25, das 19h às 21h com intervalo de 15 minutos. A inscrição tem o valor de R$ 50,00 até o dia 16/10 e de R$ 75,00 de 17 a 24/10 e pode ser feita até uma hora antes da realização da mesma. A oficina tem carga horária de 4 horas com entrega de conteúdo e certificado no final. Vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas via e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo WhatsApp.

O poeta e jornalista Gilson Cavalcante, premiadíssimo e com 10 livros publicados, é mais um dos artistas do Tocantins que recomendam essa oficina. “Estou aqui para recomendar a você uma oportunidade ímpar, é a oficina de formatação de projetos culturais do grande poeta e escritor Ronaldo Teixeira. Não perca essa oportunidade”, adiantou o poeta.

Sobre a oficina

A Oficina On-line de Formatação de Projetos Culturais foi idealizada por Ronaldo Teixeira depois do mesmo tê-la aprovada como "Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais", no Promic 2019 da Prefeitura de Palmas, e realizada em 2021 nas quatros regiões da capital, a Oficina On-line de Formatação de Projetos Culturais teve a sua primeira edição nos dias 14 e 21 de março e prevê a capacitação de artistas e produtores culturais das mais variadas áreas, para formatação de seus projetos culturais dentro das coordenadas adotadas pelo Edital Promic, da Prefeitura de Palmas (TO), do ProCultura, do Governo do Tocantins, seguindo o padrão do Sistema Nacional de Cultura (SNC), além de servir para outros editais da iniciativa privada (Rumos Itaú Cultural, Vivo, Natura...).

A Oficina é voltada para agentes culturais de todas as áreas (Literatura, Música, Teatro, Dança, Audiovisual, Artesanato...), bem como produtores e agentes culturais dos municípios. A idade mínima para participação é a partir de 16 anos e as vagas são limitadas. Ronaldo Teixeira apresenta como exemplo um projeto real por meio de lâminas no PowerPoint, em que cada uma contém um tópico de formatação de projeto cultural, enquanto vai explicando e orientando sobre cada uma delas. No final, esse conteúdo é repassado a cada um dos participantes.

Em face da possível aplicação futura das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, e também de outros editais pontuais de organizações privadas, o oficineiro vem realizando mensalmente, desde abril último, essa versão on-line da oficina.

Conteúdo: 01 – Apresentação; 02 – Objetivos Geral e Específicos; 03 – Justificativa; 04 – Ficha Técnica; 05 – Descrição do Público-alvo; 06 – Resultado Esperados; 07 – Dados da Ação/Produto/Serviço; 08 – Cronograma; 09 – Planilha Financeira; 10 – Cálculo de Retenção de IR (Pessoa Física); 11 – Medidas de Acessibilidade; 12 – Contrapartidas; 13 – Documentação Necessária; 14 – Portfólio; 15 – Prestação de Contas (bônus).