Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína já está cadastrando, até o dia 21 de outubro, os vendedores ambulantes que pretendem trabalhar nas ruas próximas aos dois cemitérios públicos São Lázaro e Monte Sinai durante o Dia de Finados, em 2 de novembro. São mais de 30 vagas disponíveis para atuar na região de movimentação dos visitantes.

Os interessados devem levar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço na Funamc (Fundação de Atividade Municipal Comunitária), localizada na Rua Humberto de Campos, 508, no Bairro São João, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Os ambulantes cadastrados poderão atuar na Rua Belo Horizonte e na Avenida Guanabara, próximas ao Cemitério São Lázaro, e na Rua Dez, do Setor Monte Sinai, próximo ao cemitério do bairro, das 6 às 18 horas.

O presidente da Funamc, Neif Gomes, informa que a Prefeitura já fez melhorias no local para receber os visitantes e vendedores. “Foi realizada a limpeza dentro e fora do cemitério, melhorias nas ruas internas com pó de brita e será disponibilizado o banheiro móvel com oito cabines”.

Regularização no São Lázaro

A Prefeitura estima que cerca de 30% dos terrenos do São Lázaro não estão cadastrados. Para regularizar, o primeiro passo é procurar o escritório do cemitério, na Rua Belo Horizonte, nº 276, no Loteamento Dona Nélcia, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Os documentos necessários são a documentação do terreno, documentação do requerente, certidões de óbito de todos os sepultados e é importante indicar a localização do terreno. Os locais precisam conter a identificação dos sepultados.

“Quem já apresentou toda a documentação em anos anteriores não precisa regularizar, já temos todas as informações salvas no banco de dados do sistema. Só é preciso atualizar caso mais alguém venha a ser sepultado. Há casos em que a pessoa falece e os familiares levam a declaração de óbito, mas é preciso levar depois a certidão de óbito”, concluiu Neif.

Dia de Finados

No Dia de Finados, são esperados mais de 40 mil visitantes no São Lázaro, maior cemitério da cidade. No local, a Prefeitura está preparando no local uma estrutura com tendas, banheiros climatizados, bebedouros e fazendo melhorias, limpeza e adequações nos passeios públicos. No Cemitério do Monte Sinai, haverá banheiros climatizados, distribuição de água e limpeza.

A movimentação ainda contará com o suporte da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.