Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação MPTO

Foto: Divulgação MPTO

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) denunciou criminalmente, no último dia 9, um total de 28 pessoas por organização criminosa e associação para o tráfico. A denúncia foi oferecida pelo promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Augustinópolis, com base em inquérito policial que investigou o aumento do número de crimes, como tráfico de drogas, homicídio, estupro, porte de arma de fogo, entre outros, no município de Augustinópolis.

Denominada “Tropa MG”, a organização criminosa é ligada à facção Primeiro Comando do Maranhão (PCM). De acordo com o MPTO, a tropa tem como líder Rafael D. d. S., conhecido como MG ou Magrão, que se encontra preso em unidade prisional do Maranhão pelos crimes de tráfico de drogas e homicídio.

Segundo o apurado, mesmo encarcerado, Rafael organiza, coordena e exerce o comando da organização criminosa para o tráfico, tomando todas as decisões que devem ser cumpridas pelos integrantes, com a finalidade de obter vantagem financeira. Além disso, ele tem o poder de autorizar quem pode ou não vender drogas em Augustinópolis e cidades do entorno.

Ainda segundo o MPTO, o líder da “Tropa MG” tem o apoio de 27 integrantes. Entre eles, há cinco membros que fazem parte do “Primeiro Escalão”. São eles: Luciana M. d. S., responsável pela parte financeira e logística; Alisson A. d. S., responsável pelo tratamento da droga e repasse para os pontos de distribuição; Felipe M. C. e Rodrigo L. d. S., responsáveis pela distribuição da droga para os membros da base, a fim de que estes procedam à comercialização no varejo; e Keven B. S. A., incumbido da segurança e apoio geral. (MP/TO)