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Educação

Largada da corrida de saco.

Largada da corrida de saco. Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal Largada da corrida de saco. Largada da corrida de saco.

O Dia da Criança é comemorado em todo Brasil nesta quarta-feira, 12. A data surgiu em 1924 e caiu nas graças da população, tornando-se uma espécie de homenagem à criançada e a toda a magia presente nessa fase da vida. A maioria das crianças celebra a data na escola, que se prepara para proporcionar um dia festivo, como o Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão, em Guaraí, que inovou e comemorou a data nessa segunda-feira, 10, com o projeto: Resgatando brinquedos e brincadeiras de antigamente em comemoração ao Dia da Criança.

O projeto foi desenvolvido pela professora da disciplina de Artes, Euriana Alencar Jorge Monteiro, que resgatou, na sala de aula, a memória dos brinquedos utilizados antigamente, como amarelinha, corrida de saco, dança da cadeira, pular elástico, peão, vareta, bambolê, ioiô, peteca, pebolim, bola de gude e adedonha.

A professora disse que a ideia foi exatamente resgatar brincadeiras tradicionais que alguns dos alunos desconhecem devido à era tecnológica que estamos vivenciando, onde os alunos estão concentrados e familiarizados em jogos eletrônicos e nas redes sociais. “Os alunos confeccionaram cartazes, nos quais relataram a origem desses brinquedos e fizeram entrevistas, com pais e avós, de onde surgiu, quem inventou, fizeram um resgate histórico e confeccionaram ou adquiriram os brinquedos, alguns utilizando latas e garrafas pets”.

O estudante Kaic Lopes de Sousa, 7º ano, comentou sobre o evento. “Na minha opinião este evento foi ótimo, pois resgatamos brincadeiras antigas, que eu não lembrava e outras que eu nunca tinha visto”. E a Grazziele Marques de Araújo, aluna do 8º ano, disse também que gostou bastante das atividades. “Eu brinquei com as brincadeiras que os meus pais brincavam quando eram mais jovens”, completou.

A diretora da unidade escolar, Teresinha Harter de Freitas, comentou como surgiu a ideia de incentivar os professores e alunos a desenvolverem atividades coletivas, extraclasse. “No pós-pandemia, com o retorno às aulas presenciais os professores e alunos estavam desmotivados, então fizemos um projeto de valorização do professor, com premiação para o final do ano. Esse projeto motivou muito os professores e agora, cada um quer fazer uma atividade melhor que o outro, fazendo com que a escola seja um ambiente mais animador, acolhedor e motivador”, concluiu. (Secom/TO)

 A dança das cadeiras também foi uma das brincadeiras entre as que foram realizadas pelo projeto. (Foto: Arquivo Pessoal)