Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Sintet

Foto: Divulgação Sintet

Os profissionais da educação da rede municipal de Guaraí suspenderam a greve da categoria nesta segunda-feira, 17 de outubro, em assembleia geral. A suspensão ocorreu após receberem a proposta da prefeitura de implementação do piso na carreira. As aulas serão retomadas a partir de terça-feira (18/10).

A suspensão da greve será de 90 dias, prazo que se encerra em janeiro do próximo ano, isso até que seja possível atender outra pauta cobrada pela categoria, que é a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).

A prefeitura vai implementar o piso no início da carreira, e o reajuste de 4% para a mudança de nível. “A proposta atende a um acordo provisoriamente, esse não é o índice no PCCR, mas é o que a gestão consegue aplicar no momento até melhorar a arrecadação e o limite prudencial. Nós avaliamos que neste momento a negociação é positiva, pois implementa o piso e o reajuste na carreira, e vamos continuar a luta pela PCCR”, disse a presidente regional do Sindicato dos Profissionais em Educação do Tocantins (Sintet), regional de Guaraí, Iolanda Bastos.

O presidente do Sintet, José Roque Santiago, participou das negociações, junto com o advogado Alex D' freire.

O Piso Nacional dos professores da educação básica deve ser atualizado anualmente no mês de janeiro, mas muitos governantes alegam que não possuem recursos suficientes para cumprir com o percentual. O assunto é pauta de diversos embates judiciais, já que o último reajuste foi de 33,24%, saltando de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,63.

Greve continua em Colmeia

Em Colméia, os profissionais da educação continuam em greve. Na manhã desta segunda-feira a categoria começou o dia panfletando e conversando com a sociedade sobre os motivos que resultaram na greve. Uma assembleia deve acontecer ainda nesta segunda, 17.