Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína irá avançar em mais uma etapa do Plano Municipal do Turismo, com uma reunião aberta ao público no auditório da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), na quarta-feira, 19, às 9 horas. O encontro tem como objetivo definir os territórios, agentes, produtos e estratégias para o desenvolvimento da atividade turística na cidade.  

Nesta etapa do Plano, irá retornar o Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) e ainda discutida a temática “Agentes de Roteiros Turísticos”, que trata sobre profissionais que formarão uma rede de apoio aos gestores municipais dentro dos seus territórios, fomentando assim a governança do segmento local.

“Queremos obter novos circuitos, roteiros ou produtos turísticos estimulando a participação da iniciativa privada e consequentemente gerando mais empregos e movimentando a economia local”, explicou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Hélter Dantas.

Resultados

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e se encontra na terceira etapa. A primeira foi a elaboração do Inventário do Turismo que mapeou os principais pontos e estruturas do setor turístico no município, como hotéis, espaços de alimentação e de lazer.

A segunda etapa foi o Plano de Ação do Turismo que trouxe a sistematização e institucionalização dos processos por meio do sistema de informações para mensurar o fluxo de visitantes e avanços obtidos, implantação de um portal voltado tanto para quem pretende conhecer os lugares, cultura, culinária, artesanato ou investir na cidade.

Investimentos

Além do Plano Municipal do Turismo, a Prefeitura tem investido no desenvolvimento do segmento com várias obras, como a Via Lago e o Eco Parque Cimba, já construídos. A modernização do Aeroporto Regional de Araguaína, a reforma e ampliação do Espaço Cultural e a construção dos centros de Canoagem e de Convenções também fortalecerão o turismo regional.

Neste ano, também foram realizados eventos como o São João do Cerrado, Corrida do Trabalhador e uma programação musical e cultural no Garimpinho, povoado às margens do Rio Araguaia, localizado a 145 km de Araguaína. Nesse ponto turístico, também teve o Torneio de Pesca Esportiva, Festival Gastronômico, 1º Desafio de Mountain Bike e capacitações aos moradores do povoado por meio do Projeto de Ecoturismo.