Membros de equipe da Corregedoria-Geral do Estado, unidade administrativa da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), participam nesta sexta-feira, 21, da 1ª Reunião Ordinária da Rede de Corregedorias, no Rio Grande do Sul. A iniciativa faz parte do Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor) coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O encontro teve início nessa quinta-feira, 20, e acontece presencialmente na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre (RS). No evento são realizadas atividades como exposição situacional das unidades correcionais presentes e apresentação de modelos de apuração.
Na ocasião, também acontece a apresentação do sistema e-PAD, ferramenta de auxílio à gestão e realização dos trabalhos de corregedoria. A adesão ao sistema, por parte da CGE-TO, está em fase de negociação.
O corregedor-geral do Estado, Luciano Alves Ribeiro Filho, explica que a participação da gestão estadual na rede se dá em razão da adesão ao Procor. “A participação do Governo do Tocantins ganha importância na medida em que o evento possibilita o compartilhamento de boas práticas adotadas pela CGU. Também permite o conhecimento de ferramentas utilizadas em apoio à atividade correcional e estratégias de gestão de denúncias e processos”, destaca.
O evento também conta com a participação de servidoras da Corregedoria-Geral do Estado - a diretora de Responsabilização de Agentes Públicos, Taíse da Silva Cunha, e a presidente da II Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares e Sindicância, Chirleide Carlos Gurgel.
Rede de corregedorias
A rede de corregedorias tem por objetivo fortalecer e integrar as atividades de correição de seus membros. É composta por corregedorias-gerais, ou órgãos equivalentes do Poder Executivo, dos estados e dos municípios que sejam capitais, e do Distrito Federal. Também fazem parte corregedorias de outros Poderes no âmbito da União, dos estados e dos municípios que aderirem ao Procor.