As escolas da rede municipal de ensino de Palmas não terão aulas nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, datas decretadas como ponto facultativo pela prefeita Cinthia Ribeiro. Conforme decreto publicado na noite dessa quinta-feira, 27, no Diário Oficial 3.090, as unidades escolares foram excluídas das exceções quanto à transferência do ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor, 28 de outubro, para a segunda-feira, 31 de outubro.
Em razão do feriado de Finados, 2 de novembro, a prefeita decretou ponto facultativo também para o dia 1º, concedendo aos servidores uma folga prolongada com o fim de semana e o feriado nacional. A decisão veio depois de uma consulta realizada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad) entre os servidores municipais sobre a transferência do ponto facultativo. "Tenho certeza que com dinheiro na conta, do salário de outubro e dos retroativos pagos antecipadamente, vocês vão aproveitar a folga para fazer compras no comércio local, sem deixar de exercer o voto no domingo, dia 30", disse a prefeita durante evento em comemoração ao Dia do Servidor, na noite desta quinta, 27.
Os pontos facultativos não se aplicam aos serviços essenciais de saúde (UPAs, Samu e Caps AD); de limpeza urbana, infraestrutura e iluminação pública; e dos conselhos tutelares e outros ligados ao serviço social que mantenham sistema de plantão. (Secom Palmas)