Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a indústria nacional de automóveis, incluindo comerciais leves, caminhões e ônibus, registrou o melhor trimestre do ano, com 665 mil unidades montadas, entre julho, agosto e setembro, 11,6% a mais que no trimestre anterior.
Porém o crescimento não afasta o temor por uma possível piora no fornecimento de semicondutores utilizados na fabricação de veículos.
Em setembro, foram produzidos 207,8 mil veículos, produção 12% menor do que em agosto deste ano; emplacamentos de 194 mil recuaram 7% e as exportações caíram 39% devido recentes restrições impostas pela Argentina, do esgotamento da cota de isenção para a Colômbia e de problemas logísticos.
Já quando comparados a setembro do ano anterior, todos os índices melhoraram: 19,3% de alta na produção, 25,1% nas vendas e 19,3% nas exportações.
Quando se fala no setor automotivo, logo surge a “bola da vez” no mercado que são os carros elétricos. Por que os olhos do mercado automotivo e tecnológico estão sobre os carros elétricos?
De acordo com levantamento da consultoria McKinsey, dois a cada três brasileiros (64%) veem com bons olhos ter um veículo de energia limpa. E segundo análise da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 3,4 mil emplacamentos de automóveis totalmente elétricos no primeiro semestre de 2022, representam 19% a mais do que o total de 2021.
Mas por que todo esse destaque? A Guipack, empresa especializada no comércio de embalagens, inclusive para o setor automotivo, separou algumas razões pelas quais os carros elétricos têm chamado à atenção do mercado.
Foco no ESG
O fator ambiental presente no termo ESG é uma das principais razões para a popularização e aceitação dos carros elétricos no Brasil e no mundo. Estes veículos trocam o consumo de combustível fóssil, que emite carbono na atmosfera, pela energia limpa.
Investidores e empresas estão cada vez mais comprometidos com essa pauta ambiental.
Evolução tecnológica e digital
O setor automotivo demanda constantes inovações tecnológicas seja para a melhoria em seus processos ou para a melhor experiência do usuário final com o produto.
Diversas tecnologias como a inteligência artificial (IA), por exemplo, são incorporadas para poupar energia e facilitar a direção do motorista.
Melhor relação custo-benefício
Tanto para os fabricantes quanto para os motoristas, muitos são as vantagens em custo-benefício.
A vida útil da bateria é tão boa ou melhor do que a de um motor de um veículo a gasolina ou álcool e, além disso, o custo de produção é quase o mesmo.
Mobilidade
Os carros elétricos são fundamentais para uma mobilidade mais eficiente. O uso da eletricidade favorece mais opções de locomoção para pessoas e, faz com que o trânsito nas pequenas e grandes cidades seja mais eficiente, sem contar a sustentabilidade devido à energia limpa.
Sobre e legislação
O que coloca o carro elétrico nas pautas atuais dos principais fabricantes é a mudança na legislação que rege o setor em todas as nações. Trata-se de leis que favorecem a fabricação de automóveis considerados limpos por meio de incentivos fiscais.
No Brasil, há um intenso debate entre empresas, profissionais e acadêmicos para construir um novo marco regulatório que estimule todo o setor.